Notícias
Alimentação e saúde: práticas saudáveis que fazem a diferença na rotina do colaborador

Alimentação e saúde: práticas saudáveis que fazem a diferença na rotina do colaborador

04/12/2020

O desempenho profissional de cada pessoa da empresa é essencial para que se obtenham os resultados planejados. Diversos fatores interferem nisso e podem comprometer a rotina. Manter práticas saudáveis é essencial no dia a dia.

Pensando nisso, é preciso considerar que alimentação e saúde caminham juntas. Quando o assunto é se sentir bem, aproveitar melhor os bons momentos da vida e ter um desempenho melhor no trabalho, o que se come em cada refeição é bem importante.

Quer saber como essas práticas saudáveis são capazes de impactar no desempenho dos colaboradores? Vamos apresentar alguns pontos para destacar a importância disso. Confira!

Mas antes, veja os tópicos que trataremos:

Alimentação e saúde na rotina diária

Os hábitos diários variam de acordo com a rotina, gostos e preferências de cada um. Todas essas escolhas refletem no comportamento pessoal e profissional.

Um termo bem comum e muito falado diz que “você é o que você come” e isso acontece, pois a alimentação tem um papel fundamental na produtividade dos trabalhadores. Sabe por quê? Se o corpo não absorve os nutrientes que precisa para gerar energia e disposição, as pessoas acabam ficando mais cansadas, desatentas e não conseguem atingir as metas necessárias.

Quando o colaborador adota práticas saudáveis de alimentação, isso traz diversos benefícios, como:

  • Melhora o sistema imunológico;
  • Mais disposição para encarar todas as atividades do dia;
  • Redução da insônia e melhora na qualidade do sono;
  • Ajuda no controle do peso;
  • Reduz o estresse e melhora o humor;
  • Prevenção de doenças.

Cada um desses pontos é capaz de fazer uma grande diferença no dia a dia da empresa também. Separamos alguns pontos para deixar bem claro o quanto alimentação e saúde estão ligadas.

Melhora o desempenho profissional: mais disposição, atenção e energia são capazes de proporcionar uma performance mais produtiva.

Reduz o absenteísmo: com pessoas mais bem dispostas e com o sistema imunológico reforçado, as faltas e afastamentos são consideravelmente reduzidas, já que as pessoas estão mais saudáveis.

Melhora no relacionamento entre os colaboradores: a redução do estresse e melhora no humor fazem com que as relações entre as pessoas sejam consideravelmente melhores. Além disso, as interações e trocas de ideias entre os colaboradores tendem a ser mais fáceis e produtivas.

Alavanca os resultados individuais e coletivos: o trabalho em conjunto é essencial para melhorar os resultados e, quanto mais integrada a equipe a pessoa estiver, melhor isso acontecerá.

Hábitos saudáveis fazem a diferença

É preciso considerar aqui também o quanto a alimentação é capaz de interferir na saúde. Se analisarmos os dados da pesquisa Vigitel 2019, feita pelo Ministério da Saúde, é possível ver que as doenças crônicas mais incidentes no Brasil são:

  • Diabetes: 7,4%
  • Hipertensão: 24,5%
  • Obesidade: 20,3%

A prevenção dessas três doenças pode ser feita mudando os hábitos alimentares, trazendo práticas mais saudáveis para a rotina.

Cuidados além da alimentação

A relação entre alimentação e saúde está presente na vida de todos, como já vimos aqui, mas é fundamental ir além. Por isso, é preciso adotar mais hábitos saudáveis para garantir uma qualidade de vida cada vez melhor.

Um fator fundamental para isso é a prática regular de exercícios físicos. Seja em casa ou na academia, é importante criar um planejamento, uma agenda, que permita se exercitar constantemente.

Aliados à uma alimentação saudável, os exercícios são capazes de proporcionar mais bem estar para a vida pessoal e profissional.

Quanto mais dispostos e preparados os colaboradores estiverem, melhores serão os resultados de todos os envolvidos.

deixe um comentário