Notícias
Dia dos Enfermeiros

Dia dos Enfermeiros: a importância destes profissionais para o desenvolvimento da saúde

12/05/2021

Presença constante durante todo o tratamento dos pacientes, os enfermeiros exercem um papel fundamental no sistema de saúde. São profissionais responsáveis e comprometidos com o bem-estar dos pacientes.

Os enfermeiros têm diferentes atribuições e todas elas são focadas nos cuidados com a saúde, desde a entrada no hospital até a alta.

Para reconhecer e homenagear estes importantes profissionais, no dia 12 de maio é celebrado o Dia do Enfermeiro e o Dia Internacional da Enfermagem.

Por isso, neste post, vamos trazer mais informações sobre os enfermeiros e como eles são importantes para a saúde da população. Confira os tópicos que vamos abordar:

Como surgiu o Dia dos Enfermeiros

O dia 12 de maio foi escolhido para homenagear estes profissionais, pois é também o aniversário de uma importante personalidade do setor. Estamos falando de Florence Nightingale, uma britânica, pioneira na profissão e considerada a mãe da enfermagem moderna.

Desde a época de Nightingale, nascida em 1820, há exatos 201 anos, muita coisa mudou e transformou o ramo da enfermagem até chegar no que conhecemos hoje.

A profissão evoluiu ao longo dos anos e passou por diversos avanços, ganhando cada vez mais força por ser sempre tão necessária para todos aqueles que precisam de tratamento.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no Brasil existem mais de 2 milhões e 400 mil profissionais atuando como enfermeiros, técnicos e auxiliares.

A importância dos enfermeiros no sistema de saúde

Neste Dia dos Enfermeiros, é importante lembrar que estes profissionais estão presentes em grande parte de todo o processo de atendimento aos pacientes.

Segundo informações do Cofen, os profissionais de enfermagem são responsáveis por 60 a 80% do total das ações na atenção básica, que é o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde, e aproximadamente 90% das ações de saúde em geral.

Este dado demonstra a relevância dos enfermeiros e como sua atuação é fundamental para garantir que todos recebam o tratamento adequado e acolhedor.

Atuação na linha de frente que merece reconhecimento

A saúde sempre foi uma prioridade, que ganhou ainda mais evidência por conta da pandemia.

Neste momento em que os profissionais de saúde são peças-chave para vencer o coronavírus, é preciso reconhecer o trabalho e o papel dos enfermeiros. Cuidando e acompanhando de perto, os enfermeiros muitas vezes passam 24h por dia ao lado dos pacientes.

Os enfermeiros se arriscam diariamente para fazer o possível. Isso determina o papel de protagonismo que exercem nos cuidados com os pacientes e também para evitar a transmissão do vírus.

Parabéns a todos os enfermeiros!

Exercendo um papel decisivo na cadeia de saúde, os enfermeiros merecem o devido reconhecimento.

Por isso, neste Dia dos Enfermeiros, a Elfa presta sua homenagem a todos estes profissionais que trabalham incansavelmente pelo bem estar e saúde dos pacientes.

Ficam aqui o nosso respeito, agradecimento e reconhecimento pelo importante papel que desempenham para a sociedade.

Feliz Dia dos Enfermeiros!

deixe um comentário