Notícias
Dia Mundial da Tuberculose

Dia Mundial da Tuberculose: os avanços no tratamento da doença

24/03/2021

A tuberculose é uma doença que pode ser curada e também evitada. De acordo com informações do Relatório Global de Tuberculose, feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e divulgado em 2020, 1,4 milhão de pessoas morreram por doenças relacionadas à tuberculose em 2019.

Antes do tratamento, a doença representava um grande preconceito para os que haviam sido infectados. Com o passar dos anos, o cenário passou por mudanças e os medicamentos criaram novas possibilidades.

Então, neste post você vai conferir um pouco mais sobre a doença e os avanços no tratamento. Veja os tópicos que vamos tratar:

O Dia Mundial da Tuberculose

Você precisa saber algumas informações importantes para entender todo o cenário que envolve a doença. A tuberculose afeta principalmente os pulmões e é transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, conhecido como bacilo de Koch, por conta do médico Robert Koch, que fez a descoberta em 1882.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, foi instituído pela OMS em 1982. A escolha da data se deu pois foi o dia em que Koch fez o anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose.

A doença é um grave problema de saúde pública, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Apesar de ter cura, quanto mais tardio for o diagnóstico, mais difícil é o combate ao bacilo.

Atualmente existem testes e exames que conseguem identificar a tuberculose rapidamente.

O tratamento da doença

Graças aos avanços da medicina podemos dizer, neste Dia Mundial da Tuberculose, que existem tratamentos e medidas preventivas, que auxiliam muito e proporcionaram inclusive a cura para a enfermidade.

As estimativas da OMS apontam que aproximadamente 85% das pessoas que têm tuberculose podem obter sucesso no tratamento com um regime de medicamentos de seis meses.

Por mais que pareça um longo período de tratamento, é fundamental segui-lo até o fim, mesmo que o paciente apresente melhora nas primeiras semanas. Isso porque, em caso de interrupção antes do tempo, a doença pode voltar e apresentar complicações.

O relatório da OMS sobre a doença mostra que, entre 2018 e 2019, aproximadamente 14 milhões de pessoas receberam tratamento para tuberculose. Além disso, no mesmo período, 6,3 milhões de pessoas iniciaram o tratamento preventivo de combate à tuberculose.

Este é um importante marco para o Dia Mundial da Tuberculose. É importante lembrar que o tratamento da tuberculose também é importante para ajudar na redução da transmissão progressiva da infecção.

Vacina para prevenir a tuberculose

Para proteger contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea, existe a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin).

A vacina é de dose única e está disponível de forma gratuita nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A aplicação deve ser feita assim que as crianças nascem ou então no máximo antes da criança completar cinco anos de idade.

Todos estes fatores que já apresentamos até aqui demonstram um significativo avanço no tratamento desta, que já foi uma enfermidade muito temida por toda a população.

Que o Dia Mundial da Tuberculose seja uma data especial para que todos possam lembrar o quanto os avanços e descobertas de novos tratamentos são essenciais para toda a sociedade!

deixe um comentário