Notícias
Distribuidora de medicamentos

Distribuidora de Medicamentos: tudo que você precisa saber antes de contratar uma

03/08/2020

Quando um medicamento chega à casa dos consumidores, é difícil imaginar todo o caminho logístico que ele percorreu. Diversos setores estão envolvidos neste processo e um dos mais importantes é o dos distribuidores de medicamentos.

Mais do que fornecedores de remédios, estas empresas atuam como uma ponte entre a indústria farmacêutica e a população. Por conta dessa responsabilidade, elas precisam seguir inúmeros padrões de qualidade, além de regulamentações rígidas dos órgãos vigentes.

Para que você entenda o que faz, como trabalha e qual o papel de uma distribuidora de medicamentos, produzimos este conteúdo completo. Confira os tópicos abordados:

O que fazem as empresas distribuidoras de medicamentos?

A distribuidora de medicamentos é a responsável por fornecer remédios e outros itens relacionados à saúde para empresas e instituições como:

  • Clínicas;
  • Farmácias;
  • Postos de saúde;
  • Enfermarias;
  • Hospitais.

De uma forma geral, podemos dizer que a função dos distribuidores é fazer o intermédio entre os laboratórios de medicamentos e os estabelecimentos citados acima.

Entre os produtos fornecidos não estão apenas os medicamentos convencionais, como os remédios que encontramos na farmácia. Os distribuidores de medicamentos também atuam com uma ampla gama de materiais hospitalares, além de itens manipulados – que só podem ser aplicados por profissionais da saúde.

Essa função não se resume apenas a entrega dos medicamentos. Isso porque a distribuidora também possui a função de armazenar corretamente, verificar as quantidades solicitadas e gerenciar as condições sanitárias de toda a operação.

Hoje em dia, essas empresas já atuam de forma totalmente automatizada, conseguindo, muitas vezes, expedir os pedidos no mesmo dia. Além disso, com as facilidades oferecidas pelo e-commerce, todo o processo de compra pode ser feito de forma mais ágil e eficiente.

Geralmente, as empresas distribuidoras de medicamentos trabalham de forma regional para conseguir atender, com agilidade, todos os pedidos feitos. Assim, é possível suprir às demandas das instituições de saúde e garantir o acesso da população a produtos de qualidade.

Elfa Distribuidora de Medicamentos

A história do Grupo Elfa começou há mais de 30 anos, quando um paraibano tirou do papel a ideia de fundar uma empresa que mudaria (para sempre) o setor de distribuição de medicamentos.

Esse sonho se tornou realidade e, hoje, a Elfa possui abrangência nacional, atendendo nos âmbitos público (federal, estadual e municipal) e privado (planos de saúde, clínicas e hospitais).

A empresa possui 6 unidades de negócios em todo o país e 10 Centros de Distribuição (CDs) estrategicamente instalados em 7 estados:

  • Paraíba;
  • Ceará;
  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Santa Catarina;
  • Rio Grande do Sul;
  • Distrito Federal.

Ao todo, a Elfa Distribuidora de Medicamentos atua em 3 frentes:

Medicamentos

Vende e distribui medicamentos éticos e genéricos dos maiores laboratórios do mundo. Possui 120 parceiros comerciais e atende mais de 3200 clientes em todo o país.

Materiais

Comercializa e distribui grandes marcas de materiais médicos hospitalares, além de uma vasta linha de produtos descartáveis. Assim, ajuda a garantir proteção dos profissionais de saúde, auxiliando-os em diversos procedimentos.

Serviços

Presta serviços personalizados de logística hospitalar, oferecendo o gerenciamento completo de todo o estoque de seus clientes. Assim, eles podem ter mais tempo para focar no core business do seu negócio.

Para contar com os serviços do Grupo Elfa, ou saber mais sobre a empresa, acesse:

https://grupoelfa.com.br/contato/

deixe um comentário