#ElfaPlay | Atividade física: os primeiros passos para quem quer se exercitar

08/01/2022

 

Ano novo combina com novas resoluções, não é mesmo? E nada melhor do que iniciar o ano pensando em atividades físicas. Afinal, é na hora do planejamento que a saúde sempre entra como uma das metas para a nova jornada.

Entretanto, após um grande período sem se exercitar, é natural que a primeira pergunta que você se faça é: “Por onde eu devo começar?”

Para responder essa pergunta, o #ElfaPlay recebe a personal trainer Priscila Cartaxo que vai nos contar um pouquinho sobre o passo a passo de como iniciar a prática de exercícios com segurança.

 

O primeiro passo para iniciar as atividades físicas

Em janeiro, é comum nos depararmos com um crescente número de pessoas buscando iniciar ou retomar as atividades físicas que tanto gostavam. 

Seja para iniciar uma nova atividade ou para retornar aqueles exercícios que lhe davam tanto prazer, como caminhar, fazer musculação, dançar, pedalar, entre outros, o primeiro passo – e mais importante – é realizar uma avaliação física.

Mas atenção! A personal é enfática ao afirmar que não é qualquer avaliação, nem aquela em que você mede apenas o seu percentual de gordura corporal. A verdadeira e mais eficaz é a Avaliação Física Funcional.

 

O que é e como é feita a Avaliação Física Funcional?

A Avaliação Física Funcional é capaz de dar um panorama geral de como o seu corpo se movimenta. Dessa forma, é possível identificar o que o corpo necessita, como, por exemplo:

  • Equilibrar as musculaturas.
  • Ajustar a postura que muitas vezes é afetada pelo trabalho ou atividades do dia a dia.
  • Diagnosticar se a musculatura está cansada ou tensionada.

 

Entre outros, a avaliação feita pelo monitoramento dos movimentos pode auxiliar na construção de um treino específico. Ou seja, periodizar o treinamento para que ele auxilie nos seus objetivos, como correr uma maratona de 21km ou pedalar 72km, por exemplo.

Além disso, essa avaliação traz outros benefícios como: potencialização dos resultados, minimização das lesões e melhoria da performance.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso #ElfaPlay de Janeiro que vem muita informação boa por aí. Até a próxima semana!

deixe um comentário