#ElfaPlay | Dicas e cuidados antes de fazer um procedimento estético

20/02/2022

 

Quem não deseja ter uma boa aparência, não é mesmo? Mas apesar do avanço da tecnologia para a saúde da pele, a dermatologista Carla Gayoso, lembra que não é prudente querer ter uma aparência muito distante da nossa verdadeira idade.

Os tipos de envelhecimento

Assim como nós, a nossa pele também envelhece e, com o tempo, começam a surgir as linhas de expressão, as rugas, a flacidez, entre outros. A nossa pele pode passar por dois tipos de envelhecimento:

  • Intrínseco: é o envelhecimento natural da pele, aquele que já está programado para acontecer desde o nosso nascimento. É o desgaste natural das células do corpo.
  • Extrínseco: é o envelhecimento causado pelos nossos hábitos diários. É o processo relacionado a fatores externos como: bebida alcoólica, exposição solar, estresse, entre outros fatores que podem acelerar o envelhecimento.

Como entardecer o envelhecimento?

É possível retardar o envelhecimento? Sim! A dica é simples, mas precisa de muita persistência: mudar os maus hábitos que levam ao enfraquecimento da pele.

Além disso, podemos citar, em segunda mão, alguns artifícios cosméticos como: usar cremes, filtro solar, hidratante e rejuvenescedores. Esses produtos podem ser seus aliados para deixar a pele firme por mais tempo.

A dermatologista lembra sempre que esses cuidados devem ser feitos através de camadas. Desse modo, o primeiro passo é adequar o skin care e os cuidados da pele à rotina. Em seguida, pode buscar procedimentos mais intensos, como as toxinas botulínicas – que auxiliam a reduzir as rugas, os preenchedores – para preencher as regiões que a vida levou e até os laseres – que auxiliam na retirada de manchas, fechamento dos poros, na diminuição das rugas, entre outros benefícios

Os tipos de manchas e como tratar

Manchas e rugas são as principais causas de descontentamento de pacientes, mas qual você acha que dá maior aparência envelhecida para uma pessoa? Segundo um estudo italiano, quanto mais manchas no rosto, mais a pessoa terá a aparência envelhecida ou passará a impressão que não possui cuidados com a pele.

Existem vários tipos de manchas e as mais comuns são:

  • Melanoses, que são manchas causadas pelo sol;
  • Manchas causadas por hormônios do anticoncepcional;
  • Manchas causadas pela gravidez;
  • Micoses, que são manchas causadas por fungos.

Outra mancha bem comum de surgir nos consultórios dos dermatologistas são as manchas causadas pela obesidade ou pelo atrito, que, com a adição do suor, geram uma mancha escurecida em certas regiões do corpo.

O tratamento das manchas começa pela investigação da sua causa, por exemplo:

  • Se você está utilizando um medicamento que está causando a mancha, é preciso trocar;
  • Se você está acima do peso e o atrito está deixando manchas, é preciso criar bons hábitos alimentares.

É importante lembrar que você não deve iniciar nenhum tratamento sem procurar ajuda médica. Afinal, cada corpo é único e cada situação pode ser avaliada diferente para cada caso.

deixe um comentário