Grupo Elfa cria Universidade Corporativa para garantir o crescimento profissional de seus colaboradores

28/03/2017

Dividida em cinco eixos, a universidade oferece cursos e treinamentos em diversas áreas de atuação

Há dois anos, funcionários de todas as empresas que fazem parte do Grupo Elfa começaram a investir em suas carreiras através de cursos online e treinamentos personalizados oferecidos pela Unielfa, a Universidade Corporativa da organização. Este é o caso da estudante de Direito Gabriela Jardim, que participa do programa de estágio na Elfa Medicamentos, em São Paulo. “Eu já tive oportunidade de fazer cerca de cinco cursos e foi uma experiência enriquecedora, principalmente porque eles ligam a teoria que eu aprendo na faculdade à prática do meu trabalho cotidiano. O conteúdo é muito rico, alguns eu até já conhecia, mas foi uma excelente forma de reforçar o aprendizado”.

Para manter seu alto padrão de qualidade, o Grupo Elfa investe na formação dos seus colaboradores através de cinco eixos: Cultura, Liderança, Excelência, Gestão e Finanças.

CULTURA – Disseminam a ideologia, missão e valores da empresa, já que cada colaborador ajuda a organização a construir a sua imagem;

LIDERANÇA – Desenvolvem o “jeito Elfa de ser” através de dicas práticas, ferramentas e conceitos;

EXCELÊNCIA OPERACIONAL – Desenvolvem ou aprimoram os conhecimentos técnicos relacionados a cada área de atuação;

GESTÃO – Compartilham os conhecimentos adquiridos e preservam os bons resultados através de soluções de problemas baseados em fatos e dados, análise de estatísticas, visão crítica e planejamento;

FINANÇAS – Ampliam habilidades para análises de desempenho, não só na área financeira da empresa, mas em todos os níveis de atuação.

Os cursos online são disponibilizados mensalmente e divididos por níveis. De acordo com a Analista de Gente e Gestão da Elfa Medicamentos, Cyntia Farias, todos os funcionários têm acesso aos cursos de nível básico. Nesta categoria são disponibilizados cursos de Compliance, código de ética, integração, trabalho em equipe, comunicação e outros temas essenciais, independente da função e nível hierárquico. Já o nível intermediário é comum à função do colaborador. Se enquadram nessa categoria gestores, analistas, assistentes, dentre outros cargos. E o nível avançado direciona os treinamentos à atividade que o colaborador exerce.

A Universidade também oferece cerca de 90 ações de treinamentos presenciais ao longo do ano. Ainda dentro dos treinamentos presenciais, há também a academia de líderes, no qual são realizados cerca de quatro encontros por ano e wokshops divididos por diretoria para o time operacional.

Além dos cursos online e presenciais, a Unielfa disponibiliza outras frentes, como o bate-papo com o presidente e o programa de novas ideias. Sobre este último, Cyntia comenta: “Nesse projeto nossa equipe capta as ideias de todos os funcionários e implementa essas melhorias para a organização, fazendo com que o ambiente se torne cada vez melhor para se trabalhar com produtividade operacional”.

E os benefícios não param por aí. Entre os grandes investimentos da Unielfa está a bolsa parcial de estudos, contemplando mais de 10% de seus colaboradores. Os incentivos são de até 70% do valor da mensalidade, aplicados em graduação e pós-graduação. “Nós temos critérios bem definidos de quem são os funcionários elegíveis. A escolha é sempre pautada através de avaliação de desempenho, tempo de empresa, se o curso, e se compatível com o business da empresa sem dúvida é um grande investimento que a Elfa vem fazendo a favor de seus colaboradores”, explica Cyntia.

Quanto ao feedback dos colaboradores, todos aprovam a iniciativa. O maior exemplo é o Prêmio GPTW (Great Place To Work) que a Elfa conquistou em 2016, sendo considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no segmento de saúde.

A Elfa, que há 30 anos atua como distribuidora de medicamentos e soluções para saúde, já se tornou referência nesta área e reconhece que essa conquista só foi possível graças a todos que formam a organização.

deixe um comentário