Notícias
Como será a retomada do sistema de saúde pós-pandemia do coronavírus?

Como será a retomada do sistema de saúde pós-pandemia do coronavírus?

22/10/2020

A saúde nunca esteve em tanta evidência quanto agora. O sistema de saúde está enfrentando um momento que desafia a própria capacidade de ocupação.

No pós-pandemia, será preciso muito planejamento e ações coordenadas. Por mais que todos esperem que a vida volte logo ao normal, nada será exatamente como antes.

Todas as experiências e novas situações vividas até aqui vão nortear os relacionamentos, a forma como vemos o mundo e como nos comportamos em relação a nossa saúde e daqueles que nos rodeiam.

E se você quer saber mais, nós vamos apresentar a seguir alguns pontos sobre como será a retomada do sistema de saúde. Mas antes, veja os tópicos que serão abordados:

A nova realidade no pós-pandemia

Com a Covid-19, as pessoas passaram a encarar a saúde de uma forma diferente. Vamos pensar o seguinte: no último ano seriamos capazes de nos imaginar usando máscara sempre que fosse preciso sair de casa? Quase impossível, não é mesmo?

E falando em nova realidade, alguns hábitos adquiridos agora podem se tornar rotina. Coisas simples como, por exemplo, a higienização dos alimentos que chegam do mercado.

A crise de saúde é evidente e vai criar novos e diferentes padrões. Além disso, todas as decisões tomadas agora vão impactar no futuro.

Estruturação e planejamento para melhoria constante

É preciso considerar também que, sem um sistema de saúde forte e bem estruturado, toda a população fica vulnerável. E aqui entra a questão do planejamento, que precisa concentrar esforços em prover recursos e estrutura.

Desta forma, os profissionais de saúde vão estar mais preparados e podem ter ao seu dispor todo equipamento e material que for necessário. A estruturação do sistema será essencial no pós-pandemia.

Tudo o que vivemos e aprendemos durante este período mais atribulado irá ajudar no planejamento.

O comportamento do sistema de saúde deve mudar

Após meses de uma grande sobrecarga no sistema, quando uma vacina segura surgir, um histórico sem precedentes será criado. Mesmo no pós-pandemia, todas as medidas e cuidados tomados para evitar a proliferação do vírus ainda estarão, de certa forma, presentes.

Todos os dados coletados durante este período serão importantes e a base necessária para as mudanças no sistema de saúde.

É inegável que muitas mudanças já aconteceram desde o início da pandemia e isso vai continuar. Passamos pela primeira onda de contágio e é preciso fazer o máximo para que não haja uma segunda, que pode sobrecarregar ainda mais o sistema.

Outro ponto importante e que vale salientar é que a retomada será gradual em todos os sentidos, principalmente no que diz respeito à saúde.

É preciso entender que as mudanças podem oferecer melhorias significativas. Os cuidados que cada pessoa tem com a saúde serão ainda mais importantes na rotina.

No pós-pandemia, a atenção com regras de higiene e distanciamento ainda estarão, de certa forma, presentes, mas isso pode fazer com que o sistema esteja mais bem preparado e a população mais atenta aos cuidados necessários.

deixe um comentário