Notícias
Ações do Grupo Elfa no Setembro Amarelo

Setembro Amarelo: como a Elfa contribui para a saúde mental dos colaboradores

18/09/2020

A saúde mental é essencial para o dia a dia de todas as pessoas. Por isso, é importante conseguir gerenciar o estresse e ter hábitos saudáveis.

Este mês marca o Setembro Amarelo, campanha criada para conscientizar sobre a prevenção do suicídio. Além disso, o dia 10 de setembro marcou o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Este é um assunto muito relevante e que precisa receber a devida atenção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo.

Essas vozes precisam ser ouvidas e receber ajuda. Pensando nisso, vamos te mostrar como o Grupo Elfa contribui para a saúde mental dos colaboradores.

Veja os tópicos que iremos abordar:

Campanha Setembro Amarelo do Grupo Elfa

Sabemos o quanto os cuidados com a saúde mental são importantes e, por isso, a nossa Campanha Setembro Amarelo conta com uma série de ações.

São e-mails com dicas e orientações, vídeos de especialistas e psicólogos e eventos on-line. Toda uma programação pensada para oferecer o bem estar emocional que cada pessoa precisa.

A saúde mental não envolve apenas questões relacionadas às doenças psicológicas, é preciso considerar também a qualidade de vida.

Confira algumas dicas da Elfa para manter uma boa saúde mental:

  • Manter sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida;
  • Ter um tempo de qualidade para o próprio lazer e para o convívio com os familiares e amigos;
  • Saber lidar não só com as boas emoções, mas também com aquelas desagradáveis, que fazem parte da vida;
  • Manter bons hábitos alimentares, dormir bem e praticar atividades físicas regularmente;
  • Reconhecer limites e buscar ajuda quando necessário.

A saúde mental e o trabalho são diretamente ligados, pois quando a pessoa passa por algum tipo de instabilidade psicológica isso afeta o desenvolvimento das atividades. Lembrando que essa interferência acontece tanto na vida profissional, quanto na pessoal.

Webinar – Cuidando das Emoções

Dentre as ações realizadas para conscientizar os colaboradores sobre o Setembro Amarelo, está o Webinar – Cuidando das Emoções, ministrado pela psicóloga, diretora na Carevolution LTDA e sócia fundadora na Almah Care, Sharon Feder.

Nesta atividade, os colaboradores realizaram inscrição e puderam entender um pouco mais sobre como cuidar das emoções. Além disso, foram apresentados a ferramentas para o autocuidado emocional, tendo também um momento para sanar possíveis dúvidas.

Programa Abraço – Canal de acolhimento e conexão humana

Pensando no bem-estar emocional dos colaboradores neste momento de pandemia, em abril deste ano, foi lançado o Programa Abraço. A ação é resultado de uma parceria entre o Grupo Elfa e a Almah Care, que é uma consultoria especializada no apoio psicoemocional.

O programa oferece atendimento psicológico, totalmente on-line e sem nenhum custo. Cada colaborador tem direito a cinco sessões de 30 minutos, para que possam receber o acolhimento emocional que precisam.

Durante as sessões podem ser abordados temas como:

  • Organização e planejamento da nova rotina;
  • Relacionamentos no trabalho e em casa;
  • Luto e perda;
  • Ansiedade ou estresse em relação ao futuro, medos e fobias;
  • Criação de crianças;
  • Cuidados com entes queridos idosos.

Precisamos reforçar que existem protocolos de confidencialidade que protegem os dados de cada pessoa, assim como o conteúdo das sessões. Apenas se for identificado algum risco de vida que estas informações podem estar sujeitas a divulgação.

Inicialmente o programa teria duração de apenas um mês, mas por conta da sua importância, foi estendido e continua até o período do Setembro Amarelo.

Os colaboradores contam com três formas para se conectarem e realizar o atendimento:

  • Pelo aplicativo Almah Care, disponível para Android e iOS;
  • Entrando em contato com o call center especializado: 0800 887 0572;
  • Ou então pelo e-mail exclusivo de assistência do programa: atendimento.elfa@almahcare.com.br.

Lembre-se: Saúde mental e trabalho caminham juntos. Você não está sozinho, se precisar de ajuda, fale. Sempre teremos alguém para te ouvir!

deixe um comentário