Setembro Amarelo: como foi impactada a saúde mental na pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada 100 mortes no mundo uma acontece por suicídio. Por isso, esta, juntamente com a saúde mental na pandemia, é uma questão preocupante que merece a devida atenção e cuidado.

A saúde mental é um bem precioso que foi severamente afetado pela pandemia. Preocupações, anseios e o próprio isolamento social impactaram com força toda a sociedade e isso pode desencadear problemas sérios.

Todos os anos, o mês de setembro é dedicado à prevenção e redução de casos de suicídio, além de incentivar a discussão sobre a saúde mental. Estamos falando da campanha Setembro Amarelo.

Sabemos o quanto estes temas são importantes e neste post vamos falar um pouco mais sobre o assunto!

Veja só os tópicos abordados:

O que é e como surgiu o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma importante campanha criada com o objetivo de atuar diretamente no desenvolvimento de ações para prevenir e reduzir os casos de suicídio no Brasil. No Brasil, é organizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Além da campanha, o mês de setembro também é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10. Uma data importante para conscientizar as pessoas sobre como cuidar da saúde mental.

De acordo com as entidades organizadoras do Setembro Amarelo, no Brasil são registrados aproximadamente 12 mil casos de suicídios por ano. Um número alarmante e que precisa ser reduzido.

A cartilha “Informando para prevenir”, publicada pela ABP e pelo CFM, apresenta dados que mostram 96,8% dos casos de suicídio registrados relacionados com histórico de doenças mentais. Essas doenças são, em maioria, depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias, mas vale destacar que elas podem ser tratadas.

A saúde mental na pandemia

Desde que a OMS declarou a pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, uma transformação geral de hábitos e rotinas começou. Todo esse cenário pode causar certa fragilidade na saúde mental das pessoas.

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano.

Esta questão também foi notada pelo Observatório Febraban/Ipespe. Ao perguntar quais foram as principais mudanças provocadas pela pandemia na vida das pessoas, 57% apontaram a saúde mental e emocional.

A saúde mental na pandemia é um tema que ganhou grande destaque e que precisa continuar sendo acompanhado. A Covid-19 é uma doença séria, mas a saúde mental também e deve receber a devida atenção em todos os momentos.

Impacto para os trabalhadores da linha de frente

Atuar diretamente no combate da pandemia, ou em serviços essenciais, como alimentação, transporte e limpeza, pode ser uma carga muito forte para os profissionais.

Segundo informações do artigo “Depressão e Ansiedade entre trabalhadores essenciais do Brasil e da Espanha durante a Pandemia de Covid-19: uma pesquisa pela Web”, que contou com participação de pesquisadores da Fiocruz, o impacto foi significativo.

Dentre os participantes da pesquisa, 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais foram afetados com sintomas de ansiedade e depressão.

Cuidar da saúde mental é importante em todos os momentos

Estar atento a saúde mental na pandemia é importante, mas o cuidado deve ser constante. Existem diversos profissionais altamente capacitados para ajudar pessoas que enfrentam estes problemas.

Corpo e mente caminham juntos, por isso, é fundamental saber como está sua saúde mental.

Estamos vivendo um momento intenso, novo, que cria um misto de sentimentos como medo, preocupação e tristeza; e, muitas vezes, lidar com tudo isso pode ser um grande desafio.

Porém, lembre-se sempre de que você não está sozinha(o)! Converse, fale, se expresse, estabeleça momentos durante o dia para parar, pensar um pouco e respirar, um tempo para respirar. Mantenha uma rotina saudável se for preciso não hesite em buscar ajuda.

Cuide de você, da sua saúde mental na pandemia e em todos os momentos da vida!