Saúde e Direitos Humanos: qual a relação?
Em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O documento prevê a adesão, pelos países, de direitos fundamentais para garantir dignidade e igualdade de condições de vida.
A partir dessas noções de cidadania plena, a saúde é um direito garantido a todos os indivíduos. Prezar pelo bem-estar físico, mental e social dos cidadãos, não apenas pela ausência de doenças, é um dever enquanto sociedade.
No texto, conheça mais sobre os direitos humanos e a importância para a saúde.
Direito à saúde
No primeiro artigo da Declaração dos Direitos Humanos, a liberdade e igualdade dos seres humanos são conceitos essenciais. É nesse aspecto que a saúde surge para garantir a dignidade da pessoa, proporcionando plena condição de vida. No Brasil, a saúde é descrita na Constituição Federal como um direito de todos.
Para isso, os direitos humanos estabelecem que todas as pessoas devem ter acesso à prevenção e ao tratamento de enfermidades. O direito à vida é uma condição inegociável, sendo realizada por meio de profissionais de saúde e de outros recursos médicos que proporcionam o cuidado de cada paciente.
O bem-estar é também um dos direitos estabelecidos pela Declaração. Muito além da prevenção e do tratamento de doenças, um indivíduo só pode ser completo com a sua integridade física e mental.
Nesse aspecto, as violências e discriminações, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política, origem social ou outras condições, interferem diretamente na saúde dos indivíduos. As violações físicas e as sequelas psicológicas causadas por esses episódios, por exemplo, são questões de saúde a serem discutidas.
Um dos nossos deveres para reverter essa situação é uma posição ativa de combate às diferentes formas de racismo, violência e discriminação, principalmente de grupos minorizados, como pessoas negras, com deficiências, mulheres e LGTQIAP+.
Promoção da saúde para todos os cidadãos
Enquanto empresa, são os princípios dos direitos humanos que nos orientam na promoção da vida e na garantia da saúde para todos os nossos clientes. O Grupo Elfa preza pelo tratamento com solidez em resultados, agilidade, eficiência e soluções inovadoras que potencializam todo o sistema de saúde brasileiro.
O nosso papel vai além de promover acesso a serviços de saúde ou do transporte de medicamentos e materiais para o tratamento de doenças. Também está no uso de uma plataforma ativa para a divulgação de informações que nos ajudam a conscientizar a população.