O espírito de inovação tem sido parte da rotina dos nossos times. Uma das nossas premissas é incentivar o intraempreendedorismo para que todos possam apontar melhorias nos nossos processos, nos serviços e, consequentemente, nas entregas para os clientes.

Uma das formas de realizá-lo é por meio do projeto Elfa Ideias. Por meio de uma plataforma interna, os colaboradores do Grupo Elfa podem inscrever projetos de inovação, apontando as oportunidades de melhoria, a solução proposta e a maneira de implementá-la.

Os colaboradores têm acesso à ideia dos colegas, podendo fazer comentários e apontar melhorias. É, em suma, um ambiente colaborativo que propicia o surgimento de soluções aplicáveis e mensuráveis.

Desde o início do programa, em 2021, já foram 500 ideias inscritas na plataforma. Em 2022, houve o aumento de 112% de ideias postadas, sendo 64% avaliadas pela equipe de Digital e Inovação do Grupo Elfa. A área também é responsável pela realização de workshops, lives e vídeos que apresentam o projeto aos colaboradores e ensinam como aperfeiçoar as ideias.

Ao final do ano, chegamos ao resultado de 17 ideias implementadas na companhia e cinco delas foram selecionadas para um pitch, um modelo de apresentação curta utilizado por empreendedores para expor suas ideias.

Pitch Day do Elfa Ideias 2022

Em fevereiro, foi realizada mais uma edição do Pitch Day para o fechamento da edição 2022 do Elfa Ideias. A banca avaliadora foi composta pelo CEO Andrés Cima e os diretores Bruno Zanni (BU Head), Leonardo Pelloso (Operações), Fred Lopes (Gente e Gestão) e Rafael Tobara (TI, Digital, Inovação e Customer Experience).

Os colaboradores Stefany Vilaça, Leandro José, Camila Silva, Valdemar Melo e Reginaldo Barbosa tiveram cinco minutos para expor as suas ideias e apresentar os resultados obtidos com os seus projetos. Em seguida, o momento foi de ouvir as considerações e responder às dúvidas dos diretores.

A banca avaliadora destacou o diferencial de já ter as ideias sendo executadas e trazendo melhorias no dia a dia do cliente. “Temos condições de identificar os problemas e resolver através de soluções simples. Principalmente, implementar a ideia para incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”, disse Fred Lopes.

Ganhadores da edição

Dois projetos ficaram em primeiro lugar: App de Recebimento – Insumos Indiretos, de Camila Silva, que é um aplicativo desenvolvido para fazer a checagem de entrada e saída de insumos em tempo real; e o CheckinApp, de Valdemar Melo, que facilita o agendamento de cargas, organização e recebimento de mercadorias nos Centros de Distribuição.

Em segundo lugar, a ideia reconhecida foi a de Stefany Vilaça, com a Auditoria de Segurança e Saúde Operacional, que orienta os colaboradores a reduzirem os acidentes de trabalho por meio de auditorias diárias.

No terceiro lugar, a solução de Posição Vazia, de Leandro José, que identifica divergências no estoque e corrige a separação do produto, diminuindo as falhas no envio de mercadorias e proporciona maior eficiência nas entregas da companhia.

Na edição 2022, ainda houve o reconhecimento à ideia de App Cargas Paradas, de Reginaldo Barbosa, que permite a gestão de cargas por meio do rastreamento dos pedidos, além da verificação de movimentação e de status.

Os colaboradores receberam prêmios em dinheiro, além de um kindle e um e-book da temática de inovação. Mas a principal conquista foi dividir as ideias com toda a empresa e incentivar a inovação, com foco na melhoria dos processos e dos serviços.

“Uma empresa inovadora é formada por pessoas inovadoras”, destacou Rafael Tobara. “Desafiar o status quo, os processos, e melhorar para se tornar uma empresa inovadora no nosso segmento e levar uma melhor experiência aos nossos clientes”, finalizou.

Ao final, foi anunciada a nova edição do Elfa Ideias. Em 2023, os projetos devem estar relacionados à melhoria da experiência do cliente, à automatização dos processos, ao uso do ChatGPT e aos novos modelos de negócio. Além disso, os colaboradores poderão participar em grupos de até três pessoas.

Encerramos essa edição orgulhosos do desempenho de cada colaborador e renovando o nosso propósito de seguir inovando. “É um orgulho para a Elfa escutar as pessoas. A inovação não tem um nível hierárquico, cidade ou estado, desde que você consiga escutar, dar foco e investir nela. Aqui é uma prova de que conseguimos fazer coisas diferentes, simples e inovadoras”, concluiu Andrés Cima.

Para saber mais sobre o Elfa Ideias, acesse o vídeo.