Falar sobre segurança e saúde no trabalho é ir além das normas e dos procedimentos exigidos por leis. Prevenir doenças, acidentes e proteger o colaborador, em todos os ambientes de trabalho, é um dever da empresa.

Criar um ambiente seguro, discutir medidas de proteção e estimular a prevenção de doenças laborais, é dar um passo além e proteger toda a equipe. Garantir a saúde do trabalhador começa na preparação de ambiente de trabalho e se estende pelo cuidado integral, físico e mental.

Durante o mês de abril, a campanha do “Abril Verde” conscientiza colaboradores e gestores sobre a segurança no ambiente de trabalho. A data faz alusão ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em 28 de abril.

Confira o texto e entenda como esse tema pode, e deve, ser parte do dia a dia da companhia.

Por que falar de segurança e saúde?

No mercado de trabalho, ainda persiste uma cultura de pouca atenção aos acidentes de trabalho e ao adoecimento dos colaboradores. Por essa razão, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil é o 3º país do mundo com mais registros de mortes por acidentes de trabalho.

Esses casos extremos tendem a representar um número ainda menor do que a incidência das doenças ocupacionais, como Lesão por Esforços Repetitivos (LER), problemas de visão, perdas auditivas e até as doenças psicossociais, a exemplo da depressão e da Síndrome de Burnout.

É por isso que o adoecimento dos trabalhadores não está associado apenas ao espaço físico de trabalho, apesar de ser mais comumente observado em postos de trabalho em operações. Os locais como escritórios e lojas também podem ser potencialmente danosos para o colaborador.

Falar de segurança e saúde do trabalho é um investimento da empresa, já que a produção de trabalho vem dos seus colaboradores. Reduzir acidentes e doenças ocupacionais, diminuir custos das empresas, evitar multas e processos trabalhistas, além de melhoria da imagem corporativa, são alguns ganhos empresariais.

Do lado das pessoas que realizam suas atividades naquele local, é uma maneira de tornar o ambiente melhor para se trabalhar. Proporcionar um local seguro e acolhedor impacta diretamente na satisfação e na produtividade dos times.

Como promover a saúde na empresa?

Segundo pesquisa do Ministério Público do Trabalho, é preciso rejeitar a ideia de individualização da segurança, ou seja, colocar a responsabilidade dos acidentes de trabalho apenas na figura do colaborador, a respeito do seu comportamento ou do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O uso de EPIs deve sim ser reforçado, mas como parte da cultura da empresa. A realização periódica de treinamentos e a revisão de processos para a melhoria dos espaços, com a consulta das equipes, tornam-se práticas mais efetivas a longo prazo.

As empresas devem assumir também uma postura ativa e pensar, coletivamente, em como proporcionar saúde aos diferentes colaboradores, avaliando particularidades de seus locais de trabalho e funções. A atenção à duração, à frequência e à intensidade das jornadas de trabalho é outro ponto que deve ser observado pelos gestores para evitar práticas danosas à saúde.

No Grupo Elfa, a Segurança e Saúde Ocupacional é um tema essencial. Esse tópico está presente desde o primeiro dia de integração do novo colaborador, no processo de Onboarding. As técnicas de prevenção de acidentes são passadas para todos os times, mas há também o reforço da importância de práticas de cuidado, como tempo de pausa e ginástica laboral.

Realizamos, ainda, a nossa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT e aprimoramos, constantemente, os nossos treinamentos e processos para melhor cuidar das nossas pessoas, sobretudo nos Centros de Distribuição.

Além disso, temos em nossa empresa o programa Saúde & Bem-Estar, que proporciona o cuidado integral aos nossos times, com amparo nas frentes de saúde física, saúde mental e maternidade. Faz parte do nosso propósito cuidar de vidas e, por isso, começamos com os nossos próprios colaboradores.