A jornada de sustentabilidade não para no Grupo Elfa. Em sintonia com nossa agenda de ESG, buscamos implementar práticas que promovem o bem-estar ambiental, social e econômico em todas as nossas operações. Nessa jornada, cada passo que damos é uma nova oportunidade de promover mudanças positivas e fazer a diferença.
Foi com essa visão que lançamos o projeto-piloto de Gestão de Resíduos, uma iniciativa que está alinhada ao ODS 12 – Consumo e produção responsável, da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela reforça o compromisso com a gestão responsável dos recursos e a minimização dos impactos ambientais, transformando o cuidado com o meio ambiente numa prática diária.
Transformação sustentável do CD de Brasília
Nosso Centro de Distribuição de Brasília (DF) foi escolhido para sediar o projeto-piloto, considerando a sua importância estratégica e capacidade de liderança em grandes operações.
Anteriormente, a gestão dos resíduos era feita de forma descentralizada e, em alguns casos, carecia de processos e rotinas formalizados sobre os insumos gerados. Essa situação despertou a inquietação de que poderíamos fazer melhor para contribuir com a sustentabilidade.
Para isso, definimos três etapas principais (diagnóstico, compliance ambiental e coleta e destinação de resíduos), que foram cuidadosamente planejadas para garantir a homologação de fornecedores, a destinação correta dos resíduos, a coleta seletiva, o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS) e o treinamento dos colaboradores.
“Tivemos três grandes desafios: identificar a destinação final adequada para os materiais recicláveis, determinar, de fato, o que é reciclável e o que não é reciclável, e o direcionamento dos colaboradores”, afirma Kleber Forçan, Gerente de Operações do CD.
Após superar esses desafios, os resultados foram incríveis. Promovemos a colaboração com a nossa cadeia de fornecedores para a logística reversa de embalagens, especificamente geradas pelo setor de saúde, e o engajamento da equipe de operação na separação adequada dos resíduos são alguns deles.
Os parceiros são responsáveis pelo recolhimento dos materiais, que passam por um processo de reciclagem rigoroso. Já o time interno, pode contribuir com o descarte de pilhas e baterias em um coletor próprio, o que incentiva uma competição divertida entre o time em prol da destinação correta.
Com isso, atualmente, todos os resíduos gerados pelo CD de Brasília são rastreados e quantificados, para uma destinação ambientalmente segura.
Dados e resultados alcançados
Desde o início do projeto, 37 toneladas de resíduos foram gerados, com 57% desse material enviado para reciclagem.
A ação é resultado do esforço coletivo de nossas equipes operacionais, parceiros locais e diversas outras áreas. Ao promover práticas inovadoras, continuamos a construir um futuro que desejamos e a liderar pelo exemplo, inspirando todos ao nosso redor.
“Isso só mostra que todo o nosso esforço está valendo a pena. No fundo, plantamos uma sementinha de sustentabilidade em cada um”, acrescenta Renata Peixoto, Farmacêutica de Qualidade, feliz com o engajamento do time e os resultados positivos já alcançados.
Kleber garante que cada investimento na resolução desses problemas é válido: “Quando o propósito da mudança reflete no futuro do ser humano, a motivação pela participação é imensa. Fico feliz de sermos os escolhidos para a mudança de cultura na empresa”.
“Praticar a sustentabilidade já faz parte da minha rotina há muitos anos, e participar desse projeto no CD Elfa Brasília apenas reforçou meu compromisso com a integridade e a responsabilidade, não só no ambiente corporativo, mas também na minha vida pessoal. Acredito que ter uma responsabilidade ambiental é fundamental para todos nós”, acrescenta Renata.
O projeto de Gestão de Resíduos reafirma o compromisso do Grupo Elfa com a sustentabilidade e de impactar positivamente milhões de vidas. Juntos, fazemos do cuidado com o meio ambiente um compromisso com o bem-estar de toda a sociedade!