A Inteligência Artificial (IA) vem, cada vez mais, ocupando espaços e transformando a nossa rotina. Na área da saúde, por exemplo, ela revolucionou a maneira como diagnosticamos doenças, personalizamos tratamentos e gerenciamos dados.

No Grupo Elfa, essa transformação faz parte de uma jornada contínua de inovação e responsabilidade estratégica, que impulsiona mudanças positivas em nossa indústria e, consequentemente, na vida de milhões de pessoas.

Esse compromisso com a inovação é refletido em nossa área de Tecnologia, Digital, Inovação e Customer Experience, em que alinhamos nossas operações com as necessidades e expectativas dos consumidores, integrando tecnologia às práticas de negócios e melhorando os serviços que oferecemos. Essa dedicação foi reconhecida pelo IT Forum, em março de 2024, que nos colocou na lista das 100 empresas que mais inovam no uso de TI no Brasil, pelo terceiro ano consecutivo.

O destaque, dessa vez, foi a criação de uma plataforma de cotação desenvolvida a partir de IA, Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural (NLP). Ela automatiza processos, simplifica a cotação e compra de materiais e medicamentos para hospitais e clínicas médicas, aumentando a eficiência operacional e financeira.

“Temos um conjunto muito grande de dados internos e externos em nosso Data Lake, o que viabiliza que esses dados sejam interpretados, trazendo informações e predições importantes para nosso time interno e clientes”, explica Rafael Tobara, Diretor de TI, Digital, Inovação e Customer Experience do Grupo Elfa.

Inteligência artificial e gestão de estoques

Outro grande avanço foi na gestão de produtos consignados. A parceria com a multinacional FCamara resultou em um aumento de 23% na eficiência operacional e na antecipação do ciclo de receitas em até 90 dias para metade dos pedidos faturados. Além disso, houve redução de até 95% em desperdícios.

Adotamos a tecnologia RFID, que nos oferece uma visão completa e em tempo real de cada item em nossos estoques, permitindo a gestão do consumo com base nos prazos de vencimento. Essa abordagem transformou a administração de nossos produtos de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), trazendo rastreabilidade inteligente e um gerenciamento preciso de toda a operação.

“Estamos empolgados com os resultados iniciais, afinal, a nossa necessidade de reduzir custos, otimizar reposições e aprimorar a qualidade dos serviços é incontestável”, acrescenta Tobara.

Continuamos investindo em inovação e tecnologia para oferecer serviços ainda mais eficientes. Nossa jornada de transformação é uma prioridade inadiável, que permite respostas rápidas às necessidades do mercado e o pleno cumprimento da nossa missão de levar saúde a milhões de vidas, no tempo certo.