Notícias
Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde: a importância da conscientização

A qualidade de vida das pessoas está diretamente ligada à saúde. É essencial que toda a sociedade esteja conscientizada sobre a importância de manter práticas saudáveis no dia a dia.

Pensando nisso, uma data importante foi criada em 1950, o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril.

A saúde está em constante evidência, ainda mais neste momento por conta da pandemia. Os profissionais da saúde e todos os envolvidos na cadeia tem papeis importantes para garantir o bem-estar da sociedade.

E se você quer saber mais sobre este tema, nós preparamos algumas informações importantes, que você pode conferir a seguir.

Veja os tópicos que vamos abordar:

A história do Dia Mundial da Saúde

Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1950, a data foi escolhida para celebrar o mesmo dia em que a OMS foi fundada, 7 de abril de 1948.

Desde então, este dia é marcado pela importância de se conscientizar sobre os cuidados com a saúde. Por isso, todos os anos a OMS realiza campanhas com diferentes focos, mas sempre pensando na saúde e bem-estar das pessoas.

Neste ano, o tema da campanha da Organização é “Construindo um mundo mais justo e saudável”. Isso por que a Covid-19 evidenciou o quanto é diferente e desigual o acesso que as pessoas tem à saúde e a vidas mais saudáveis.

Os cuidados com a saúde no Brasil

Para entender um pouco mais sobre a realidade dos cuidados com o bem-estar no Brasil neste Dia Mundial da Saúde, vamos apresentar alguns dados que são relevantes.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde e divulgada em setembro de 2020, nos 12 meses que antecederam a entrevista, 76,2% da população havia se consultado com um médico. Isso representa 159,6 milhões pessoas. É possível notar um aumento em relação ao ano de 2013, quando o percentual era de 71,2%.

Além disso, a pesquisa também mostra que no mesmo período 82,3% das mulheres fizeram uma consulta com um médico. Porcentagem superior à dos homens que foi de 69,4%.

Ao analisar e considerar a importância dos cuidados neste Dia Mundial da Saúde, é preciso analisar que a PNS apontou ainda que 8,1% da população, ou seja, 16,9 milhões de pessoas deixaram de realizar atividades habituais por motivo de saúde nas duas semanas anteriores à entrevista.

O principal motivo, apontado por 25,1% das pessoas, está ligado aos problemas nos ossos e articulações. Em seguida estão os problemas respiratórios, que atingiram 21%.

Conscientização da população

A conscientização sobre os cuidados com a saúde precisa ser parte da rotina da população. Quanto mais as pessoas estiverem atentas a estes cuidados melhor será a qualidade de vida.

Essa questão também interfere na expectativa de vida. De acordo com dados divulgados pelo IBGE em novembro de 2020, uma pessoa que nasceu no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos.

Este dado representa um aumento de três meses em relação ao ano de 2018, quando a expectativa de vida era de 76,3 anos.

Os avanços da medicina e os cuidados preventivos fazem com que as pessoas vivam mais e melhor. Por isso, é sempre importante dizer que a saúde deve ser uma grande prioridade.

A importância da logística para a saúde

Os processos logísticos são fundamentais para a saúde. Identificar as necessidades, planejar e destinar os itens necessários para atender, no tempo adequado, a demanda dos hospitais, clínicas, farmácias e também dos pacientes faz diferença.

A logística é uma forma de garantir que as demandas sejam atendidas da melhor forma possível para que os cuidados com a saúde estejam sempre em dia. Nestes processos estão inclusos todos os cuidados com armazenamento e também o transporte dos produtos.

O propósito da Elfa é levar saúde para milhões de vidas. Por isso, toda a dedicação e o comprometimento da equipe são destinados para que todos os medicamentos e materiais médicos cheguem a quem precisa.

Neste Dia Mundial da Saúde, enaltecemos a importância dos cuidados com a saúde e também dos profissionais que tanto se dedicam para cuidar de todos que precisam.

deixe um comentário