Notícias
Experiência do paciente

Experiência do paciente: a preocupação com o impacto na vida de famílias e pacientes

Saúde é cuidado, preocupação e atenção com as necessidades que vão além do tratamento. É importante entender e proporcionar uma experiência positiva para os pacientes e suas famílias.

Isso significa pensar em toda a interação do paciente no processo de cuidados com saúde, fazendo com que os tratamentos sejam vistos de outra forma. O diferencial para isso é focar em como o atendimento é feito.

O resultado de um atendimento diferenciado é proporcionado quando os pacientes são acolhidos e podem partilhar de uma experiência única. Para saber mais sobre como essas ações impactam na vida das pessoas, é só conferir a seguir!

Vamos abordar os seguintes tópicos:

Um tratamento necessário

Existem casos em que é necessário bloquear a puberdade precoce, que acontece em crianças na fase pré-adolescente (entre 8 e 13 anos) de baixa estatura. Para isso, um medicamento especial é indicado pelos médicos especialistas em endocrinologia pediátrica.

Com o tratamento, é esperado que a criança possa atingir a altura ideal na curva de crescimento. É importante ressaltar que a baixa estatura pode causar complicações de saúde no futuro das crianças, além de ser um problema social que gera angústia e até depressão em crianças que são bem mais baixas do que os amigos e colegas da escola.

Por isso, o quanto antes os pais levam seus filhos para consultar com um endócrino pediatra, mais chance de sucesso no tratamento da altura alvo.

Já que previne e trata a puberdade precoce, o medicamento é chamado por médicos e pacientes de “vacina”. Os tratamentos têm uma duração que pode variar de um a quatro anos aproximadamente, com aplicações ou mensais, ou trimestrais ou semestrais.

Os medicamentos utilizados não são encontrados facilmente nas farmácias e precisam ser aplicados através de injeções intramusculares, geralmente por profissionais de saúde experientes.

Na Agilfarma, uma empresa do Grupo Elfa, que lida com medicamentos especiais, o cenário é outro.

Sempre buscando ser a extensão do consultório médico para pacientes e familiares, além de oferecer a medicação, a Agilfarma realiza a aplicação gratuita, feita por farmacêuticas especializadas, que buscam transformar positivamente essa interação.

A experiência do paciente em primeiro lugar

Para as crianças, o tratamento para bloquear a puberdade precoce pode ser um momento traumático, já que a agulha da seringa é grossa e dolorida. Pensando no melhor para todos, na Agilfarma, o processo é diferenciado.

Desde o primeiro contato feito por telefone com a time de vendas até o momento da aplicação, é criado um sistema de acolhimento. O cuidado e o carinho com todos fazem parte da rotina.

Para criar um ambiente mais tranquilo, as salas de aplicação são decoradas com personagens. As crianças, que são nossos heróis e heroínas, recebem um certificado de coragem.

Nos aniversários, as crianças recebem uma mensagem de parabéns especial, que é parte do processo de acolhimento.

O reflexo dos cuidados especiais nas famílias

A interação é tão positiva que uma das pacientes, de 11 anos, quando recebeu a mensagem de aniversário, mostrou o quanto este cuidado é importante.

“Pra mim é muito importante o carinho de vocês quando eu vou aí. Vocês fazem até a vacina ficar mais legal e as vezes eu quero ir tomar vacina por causa de vocês” – relatou o paciente que faz o tratamento para bloquear a puberdade precoce.

As farmacêuticas utilizam técnicas de aplicação de injetáveis para garantir o conforto para as crianças e segurança para os pais no momento da aplicação. Por conta da agulha, o processo sempre envolve choro e até mesmo um sentimento de culpa nos pais por estarem expondo os filhos a este momento de dor.

Por isso, ter essa interação diferenciada gera impactos não só nos pacientes, mas nas famílias, que também vivenciam este processo.

“Gostaria de agradecer imensamente toda atenção, profissionalismo e carinho que a Agilfarma e a farmacêutica, Bruna, tiveram com nossa família durante esses dois anos e pouco de tratamento. Não será mais preciso continuar o tratamento. Ela teve alta da medicação. Parabéns a toda equipe Agilfarma” – Agradecimento da mãe de uma das pacientes que recebeu tratamento na Agilfarma Porto Alegre.

É criado um laço entre as crianças e a equipe, que logo quando chegam se chamam pelo nome e criam uma conexão especial e importante durante o tratamento. Quando recebem alta e não precisam mais utilizar o medicamento, as crianças até sentem falta da interação com a equipe.

“Ela ficou triste com o fim do tratamento, porque não irá ver mais a Bruna (farmacêutica)” – Mensagem enviada pela mãe de paciente que finalizou o tratamento para bloquear a puberdade precoce.

A experiência do paciente e da família é muito importante e mostra que o médico especialista e um atendimento especializado fazem diferença na vida das pessoas. Esse é o nosso propósito na Agilfarma, como uma empresa de saúde!

deixe um comentário