Notícias

Trinta anos de Grupo Elfa: uma história de conquistas e crescimento

O ano era 1989, quando uma futura grande potência do setor de distribuição de medicamentos surgia no mercado. Essa empresa que nascia para mudar e mostrar que é possível crescer num segmento cheio de desafios, se aperfeiçoar e estar em contínua atualização tecnológica, se chamaria Elfa. Hoje, um dos Grupos mais conceituado do setor da saúde do Brasil.

A Elfa aos poucos deixou de ser uma empresa familiar para cada vez mais profissionalizar suas operações.
Em 1995 inaugurou sua primeira filial para implementar os serviços prestados pela marca e por 13 anos atuou no segmento de medicamentos especiais. Em 2002 inaugurou a Prescrita, empresa que a colocaria no mercado de varejo em um novo modelo de negócios.

Em 2007 foi inaugurada a unidade de Brasília e em 2008 a de São Paulo que iriam incrementar ainda mais as operações da empresa e dar mais autonomia para aumentar sua rede de distribuição.

O processo de profissionalização do Grupo começou a acontecer em 2011, quando iniciaram-se os trabalhos para deixar de ser uma empresa familiar, processo que foi consolidado em 2015, com a concretização da nova estrutura organizacional onde foram criadas diretorias específicas para a Gestão de Pessoas e Compliance.

Fotos da nova sede no empresarial DCT – Duo Corporate Towers, na BR-230 em João Pessoa, capital da Paraíba.

Em 2016 o Grupo Elfa iniciou processos de aquisições e incorporações, sendo a Jaw sua primeira investida. Uma empresa focada no mercado de distribuição de medicamentos e materiais hospitalares localizada nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2017, foi a vez da Cristal Pharma e Ciência Medicamentos serem incorporadas. A empresa originária de Belo Horizonte, especializada em comércio e
distribuição de medicamentos genéricos para todo o estado de Minas e sul da Bahia fortaleceu a marca e aumentou seu mix de produtos, colaborando na formação de novos parceiros estratégicos.

No ano seguinte, 2017, ocorre a aquisição da Majela Medicamentos, uma das mais importantes distribuidoras de medicamentos do Nordeste do Brasil.

E agora, em 2019, além de ser o ano que marca três décadas de existência do Grupo Elfa, ocorreram duas novas as aquisições: da Ágilfarma, farmácia especializada em medicamentos especiais como fertilidade, oncologia e hormônios de crescimento, que atua nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba; e do Grupo CDM distribuidora especializada em medicamentos genéricos com Operação Logística de Distribuição Seletiva.

Outros marcos importantes para o Grupo Elfa foram a entrada do Grupo para o Ranking do Great Place to Work (GPTW – Melhores Empresas para Trabalhar) em que a empresa ficou ranqueada pela primeira vez em 2016 no segmento Nacional da Saúde e desde então não perdeu mais espaço entre as melhores; o prêmio ABRH de Desenvolvimento Humano, o Prêmio Valor 1000 e o alcance do faturamento de R$ 1 bilhão em 2017. Já em 2019, o reconhecimento feito pela Revista Exame através do prêmio Maiores e Melhores e a implantação do Compliance Influencer: equipe formada por pessoas que são referência em Compliance em suas regiões.

Estas pessoas terão a importante missão de ser um ponto focal de comunicação entre as unidades e a área de Compliance, tanto para transmissão e divulgação de ações, treinamentos e comunicados, bem como para receber feedbacks e apontamentos relacionados ao programa.

Toda essa trajetória fez o Grupo Elfa se tornar um grande e moderno grupo de distribuição de medicamentos no Brasil. Hoje a empresa possui sete unidades de negócios; seis unidades de varejo; 11 centros de distribuição e representantes em todos os estados da Federação. A previsão é que feche o ano de 2019 com faturamento de R$2 Bi.

O FUTURO

Diante de uma história cheia de vitórias e de conquistas é difícil imaginar que essa empresa não alcançasse um presente e um futuro cheios de boas notícias. Hoje o Grupo Elfa se prepara cada vez mais para as novas expectativas, se adequa para atender as demandas da indústria 4.0 e moderniza seus processos constantemente. Prova disso foi a inauguração do 1º Centro de Distribuição em parceria com o Hospital Sírio Libanês, o primeiro nesse modelo no Brasil.

Por estar cada vez mais inserida num modelo vanguardista, o Grupo Elfa investe em inovação tecnológica rotineiramente e isso permite que a empresa se destaque em seu mercado de atuação como uma das mais modernas. Um grande exemplo, foi a primeira entrega de medicamentos feita por meio de um drone, ação realizada com sucesso e que para ser validada depende apenas de legislação governamental.

Essa empresa que se mantém e avança no mercado há 30 anos, que conquistou o respeito de seus parceiros e clientes, é um exemplo de adaptação às mudanças e de preparo para o futuro. Ela desenvolveu um ecossistema sustentável que permitiu que as relações entre empresa e mercado fosse saudável e transparente.

O Grupo Elfa chega a marca de três décadas de existência entregando aos seus funcionários um novo e moderno ambiente de trabalho. A nova sede corporativa está situada no empresarial DCT – Duo Corporate Towers, na BR-230 em João Pessoa, capital da Paraíba, com 1200m² de área distribuídos em três pavimentos.

Que venham os próximos 30 anos!

deixe um comentário