FAQ - Processos Financeiros
Reunimos as principais informações sobre nossos processos financeiros para tornar sua experiência com o Grupo Elfa ainda mais simples, transparente e eficiente.
Boletos
A baixa de título ocorre após a confirmação do pagamento e é registrada automaticamente em nosso
sistema, encerrando a pendência financeira.
Para garantir agilidade e segurança no processo, é fundamental que o pagamento seja realizado através do boleto bancário emitido pelo Grupo Elfa ou por instituição financeira parceira em nome do Grupo Elfa. O sistema bancário realiza a conciliação automática, dispensando qualquer intervenção manual e permitindo que a baixa ocorra de forma mais rápida e eficiente.
Caso o pagamento seja efetuado por depósito bancário (TED, PIX, dentre outras formas de pagamento diferentes do boleto), o processo de baixa poderá levar mais tempo, pois será necessário realizar uma análise manual para identificar o valor e confirmar a origem do pagamento. Isso pode impactar diretamente no prazo de regularização do título.
Reforçamos a importância de utilizar sempre o boleto bancário para evitar atrasos e garantir maior agilidade na conclusão do processo.
Para garantir agilidade e segurança no processo, é fundamental que o pagamento seja realizado através do boleto bancário emitido pelo Grupo Elfa ou por instituição financeira parceira em nome do Grupo Elfa. O sistema bancário realiza a conciliação automática, dispensando qualquer intervenção manual e permitindo que a baixa ocorra de forma mais rápida e eficiente.
Caso o pagamento seja efetuado por depósito bancário (TED, PIX, dentre outras formas de pagamento diferentes do boleto), o processo de baixa poderá levar mais tempo, pois será necessário realizar uma análise manual para identificar o valor e confirmar a origem do pagamento. Isso pode impactar diretamente no prazo de regularização do título.
Reforçamos a importância de utilizar sempre o boleto bancário para evitar atrasos e garantir maior agilidade na conclusão do processo.
O processo de prorrogação precisa ser solicitado 7 dias antes do vencimento do título através do
e-mail atendimentoaocliente@grupoelfa.com.br ou telefone 0800 725 0120.
Passará por análise pelo time financeiro e tem o prazo de 7 dias úteis para a confirmação,
podendo ou não ser acatada, e se autorizado, será gerado um novo boleto.
A renegociação é destinada a títulos que já estão vencidos e requerem atualização para quitação da
dívida. Para solicitar a renegociação, acesse o Portal do Cliente através do link:
🔗 https://portaldocliente.grupoelfa.com.br/dashboard
Após o envio da solicitação, o time responsável analisará o pedido e retornará com o parecer em até 72 horas úteis, por meio do e-mail cadastrado.
Caso a negociação seja aprovada, no prazo de 72 horas, os títulos serão atualizados e enviados com as instruções para pagamento conforme informado no e-mail de retorno.
🔗 https://portaldocliente.grupoelfa.com.br/dashboard
Após o envio da solicitação, o time responsável analisará o pedido e retornará com o parecer em até 72 horas úteis, por meio do e-mail cadastrado.
Caso a negociação seja aprovada, no prazo de 72 horas, os títulos serão atualizados e enviados com as instruções para pagamento conforme informado no e-mail de retorno.
A alocação do faturamento da empresa, bem como as negociações relacionadas à alocação dos boletos,
estão de acordo com nossa governança corporativa bem como as governanças das instituições
financeiras parceiras.
Esses procedimentos estão alinhados com as políticas internas da empresa, que têm como foco principal a otimização da gestão financeira e a maximização da geração de caixa.
Esse tipo de operação é legítimo e seguro. O pagamento pode ser realizado normalmente, pois o título não se trata de fraude.
Contamos com a compreensão de todos quanto à necessidade de seguirmos esses direcionamentos estratégicos, que visam garantir a sustentabilidade e a eficiência operacional da organização.
Caso tenha dúvidas sobre a origem do boleto ou deseje confirmar a operação, nossa Central de Atendimento está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.
Esses procedimentos estão alinhados com as políticas internas da empresa, que têm como foco principal a otimização da gestão financeira e a maximização da geração de caixa.
Esse tipo de operação é legítimo e seguro. O pagamento pode ser realizado normalmente, pois o título não se trata de fraude.
Contamos com a compreensão de todos quanto à necessidade de seguirmos esses direcionamentos estratégicos, que visam garantir a sustentabilidade e a eficiência operacional da organização.
Caso tenha dúvidas sobre a origem do boleto ou deseje confirmar a operação, nossa Central de Atendimento está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.
Para cópia do boleto/2ª via é possível baixar através do portal do cliente
(https://portaldocliente.grupoelfa.com.br/dashboard) e pelo DDA do banco em que o título está
registrado. Em caso de dúvida ou erro ao tentar baixar o arquivo, entre em contato em um de nossos
canais de atendimento.
Após o vencimento, o título é automaticamente acrescido de juros e multa, conforme previsto em
contrato. Esses encargos são calculados proporcionalmente ao tempo de atraso e adicionados ao valor
original do boleto.
Recomendamos que o pagamento seja realizado o quanto antes para evitar a evolução dos encargos e possíveis restrições.
Em caso de dúvidas sobre valores atualizados ou formas de pagamento, entre em contato em nossa Central de Atendimento.
Recomendamos que o pagamento seja realizado o quanto antes para evitar a evolução dos encargos e possíveis restrições.
Em caso de dúvidas sobre valores atualizados ou formas de pagamento, entre em contato em nossa Central de Atendimento.
Para evitar o pagamento de boletos falsos, sempre verifique o endereço de e-mail que encaminhou o
boleto. Boletos do Grupo Elfa encaminhados por e-mail sempre pelo domínio @grupoelfa.com.br.
Verifique se o beneficiário e CNPJ são do Grupo Elfa, conforme o valor, o número da nota fiscal e vencimento que está realizando o pagamento.
E em casos de dúvidas, sempre entrar em contato em um de nossos canais oficiais de atendimento.
Verifique se o beneficiário e CNPJ são do Grupo Elfa, conforme o valor, o número da nota fiscal e vencimento que está realizando o pagamento.
E em casos de dúvidas, sempre entrar em contato em um de nossos canais oficiais de atendimento.
O processo de solicitação de desconto deve ser feito em um de nossos canais de atendimento,
informando o valor e o motivo pelo qual deve ser concedido o crédito. A solicitação passará por
análise, se acatada, o time Financeiro retornará com o título atualizado. O prazo para o processo é
de até 72 horas úteis.
A solicitação de alteração de condição de pagamento deve ser feita em um de nossos canais de
atendimento, 15 dias antes do vencimento do boleto original. A solicitação passará por análise, se
acatada, o time Financeiro retornará com o título atualizado.
O processo de solicitação de retirada de boleto do DDA deve ser feito através de nossos canais de
atendimento. Ao abrir a solicitação é necessário que encaminhe uma evidência do DDA (print do
banco, por exemplo) e o comprovante de pagamento do título, em caso de devolução total, informar a
nota fiscal de devolução. A baixa será feita pelo time financeiro, o prazo é de 50 dias úteis.
Protesto
O protesto de um título ocorre quando não é identificado o pagamento do boleto dentro do prazo
estabelecido. Para evitar essa situação, é fundamental que o pagamento seja realizado até a data de
vencimento através do boleto, considerando que cada banco possui um prazo específico para
compensação bancária, o que pode impactar na identificação do pagamento.
Reforçamos que o pagamento deve ser feito exclusivamente via boleto bancário. Essa forma de quitação garante o registro adequado da transação, permitindo que todas as partes envolvidas no processo, tais como, cliente, instituição financeira e cartório, tenham acesso às informações necessárias para o reconhecimento do pagamento.
O processo de baixa de protesto envolve etapas que dependem da atuação de órgãos externos, como o banco e o cartório, cada um com seus próprios procedimentos e prazos. Por conta dessa complexidade, o prazo estimado para a conclusão da baixa de protesto é de até 45 dias úteis após a confirmação do pagamento, a depender da região e do cartório.
Caso identifique um protesto referente a um título já quitado, é essencial que entre em contato com um dos nossos canais de atendimento e encaminhe o comprovante de pagamento. Com isso, poderemos iniciar o processo de regularização e solicitar a baixa do protesto junto aos órgãos competentes.
Reforçamos que o pagamento deve ser feito exclusivamente via boleto bancário. Essa forma de quitação garante o registro adequado da transação, permitindo que todas as partes envolvidas no processo, tais como, cliente, instituição financeira e cartório, tenham acesso às informações necessárias para o reconhecimento do pagamento.
O processo de baixa de protesto envolve etapas que dependem da atuação de órgãos externos, como o banco e o cartório, cada um com seus próprios procedimentos e prazos. Por conta dessa complexidade, o prazo estimado para a conclusão da baixa de protesto é de até 45 dias úteis após a confirmação do pagamento, a depender da região e do cartório.
Caso identifique um protesto referente a um título já quitado, é essencial que entre em contato com um dos nossos canais de atendimento e encaminhe o comprovante de pagamento. Com isso, poderemos iniciar o processo de regularização e solicitar a baixa do protesto junto aos órgãos competentes.
As cartas de protesto são enviadas diretamente pelos cartórios responsáveis pelo registro do título e
pela formalização da inadimplência. O processo de execução e posterior baixa do protesto é de
responsabilidade exclusiva desses órgãos, que seguem seus próprios fluxos e prazos internos.
É importante destacar que o Grupo Elfa não possui autonomia sobre os procedimentos realizados pelos cartórios, tampouco interfere na gestão dos prazos definidos por essas instituições. Nosso papel é atuar de forma diligente no suporte ao cliente, prestando os devidos esclarecimentos e acompanhando o processo junto aos órgãos competentes, sempre que necessário.
Em caso de dúvida ou necessidade de comprovação de veracidade das informações, entre em contato em um dos nossos canais de atendimento.
É importante destacar que o Grupo Elfa não possui autonomia sobre os procedimentos realizados pelos cartórios, tampouco interfere na gestão dos prazos definidos por essas instituições. Nosso papel é atuar de forma diligente no suporte ao cliente, prestando os devidos esclarecimentos e acompanhando o processo junto aos órgãos competentes, sempre que necessário.
Em caso de dúvida ou necessidade de comprovação de veracidade das informações, entre em contato em um dos nossos canais de atendimento.
As cartas de aviso de protesto são enviadas após o vencimento do título, quando não é identificada a
quitação do boleto. Esse envio segue o processo definido pela instituição financeira responsável pela
emissão do título, conforme os prazos e regras estabelecidos por ela.
Caso o pagamento seja realizado antes da emissão da carta de registro de protesto, o título será acrescido de juros e multa, conforme previsto, e o processo será encerrado sem maiores impactos para ambas as partes.
Se receber uma carta de aviso de protesto referente a um título já quitado, é essencial que entre em contato com um dos nossos canais de atendimento e encaminhe o comprovante de pagamento. Com isso, poderemos iniciar o processo de verificação e, se necessário, solicitar a baixa junto aos órgãos competentes para regularização da situação.
Caso o pagamento seja realizado antes da emissão da carta de registro de protesto, o título será acrescido de juros e multa, conforme previsto, e o processo será encerrado sem maiores impactos para ambas as partes.
Se receber uma carta de aviso de protesto referente a um título já quitado, é essencial que entre em contato com um dos nossos canais de atendimento e encaminhe o comprovante de pagamento. Com isso, poderemos iniciar o processo de verificação e, se necessário, solicitar a baixa junto aos órgãos competentes para regularização da situação.
A carta de anuência é um documento formal emitido pelo credor, que autoriza o cartório a realizar a
baixa de um protesto registrado contra o cliente. Esse documento é necessário quando o título já foi
quitado, mas o protesto permanece ativo por não ter sido identificado automaticamente pelo sistema
bancário ou cartorial.
Sua principal função é confirmar que a dívida foi regularizada e que não há mais pendências financeiras, permitindo que o cartório remova o protesto do registro. A carta de anuência é emitida após a validação do pagamento e pode ser apresentada diretamente pelo cliente ao cartório para agilizar o processo de baixa.
O prazo para emissão da carta de anuência é de até 30 dias úteis após a confirmação do pagamento, considerando as etapas internas e a atuação dos órgãos envolvidos.
Caso você tenha quitado um título e o protesto ainda esteja ativo, entre em contato com um dos nossos canais de atendimento e envie o comprovante de pagamento. A partir disso, nossa equipe poderá iniciar o processo de verificação e emitir a carta de anuência, orientando sobre os próximos passos para regularização junto ao cartório.
Sua principal função é confirmar que a dívida foi regularizada e que não há mais pendências financeiras, permitindo que o cartório remova o protesto do registro. A carta de anuência é emitida após a validação do pagamento e pode ser apresentada diretamente pelo cliente ao cartório para agilizar o processo de baixa.
O prazo para emissão da carta de anuência é de até 30 dias úteis após a confirmação do pagamento, considerando as etapas internas e a atuação dos órgãos envolvidos.
Caso você tenha quitado um título e o protesto ainda esteja ativo, entre em contato com um dos nossos canais de atendimento e envie o comprovante de pagamento. A partir disso, nossa equipe poderá iniciar o processo de verificação e emitir a carta de anuência, orientando sobre os próximos passos para regularização junto ao cartório.
Depósitos
Para garantir a correta identificação do pagamento e evitar transtornos como protestos ou
negativações, orientamos que a quitação dos títulos seja realizada exclusivamente via boleto
bancário. Essa forma de pagamento permite registro automático e assertivo, facilitando a conciliação
financeira entre as partes envolvidas.
Em situações excepcionais, caso haja necessidade de realizar o pagamento por depósito bancário, é imprescindível obter autorização prévia do time Financeiro do Grupo Elfa. Pagamentos realizados por depósito, sem comunicação expressa, podem gerar atrasos na conciliação e protesto indevido por falta de baixa do boleto gerado na venda uma vez que trabalhamos com uma alta volumetria de títulos e o processo de baixa, para este cenário, é feito manualmente.
Após a realização do pagamento, o comprovante de quitação deve ser encaminhado junto a composição de notas que compõe o pagamento imediatamente para um de nossos canais de atendimento. Essa ação é essencial para que o título seja identificado corretamente e a baixa seja processada dentro do prazo, evitando registros indevidos de protesto ou restrições de crédito.
Em situações excepcionais, caso haja necessidade de realizar o pagamento por depósito bancário, é imprescindível obter autorização prévia do time Financeiro do Grupo Elfa. Pagamentos realizados por depósito, sem comunicação expressa, podem gerar atrasos na conciliação e protesto indevido por falta de baixa do boleto gerado na venda uma vez que trabalhamos com uma alta volumetria de títulos e o processo de baixa, para este cenário, é feito manualmente.
Após a realização do pagamento, o comprovante de quitação deve ser encaminhado junto a composição de notas que compõe o pagamento imediatamente para um de nossos canais de atendimento. Essa ação é essencial para que o título seja identificado corretamente e a baixa seja processada dentro do prazo, evitando registros indevidos de protesto ou restrições de crédito.
Caso seja necessário encaminhar o comprovante de pagamento de um título, orientamos que o envio
seja feito para o e-mail atendimentoaocliente@grupoelfa.com.br, com a devida identificação do(s)
título(s) quitado(s), como número do boleto, valor e data de pagamento.
Após o recebimento do comprovante, o prazo para identificação e baixa do pagamento é de até 5 dias úteis, considerando os processos internos de conciliação financeira.
Após o recebimento do comprovante, o prazo para identificação e baixa do pagamento é de até 5 dias úteis, considerando os processos internos de conciliação financeira.
Ao realizar o pagamento via boleto bancário, o prazo para conciliação e identificação do título é
de até 48 horas após a quitação. Esse processo é automatizado, o que garante maior agilidade e
precisão na baixa do título.
Para pagamentos realizados por depósito bancário, o processo exige validação manual. Nesse caso, o prazo para baixa é de até 7 dias úteis, contados a partir da data de encaminhamento do comprovante de pagamento por um de nossos canais de atendimento.
Reforçamos a importância do envio imediato do comprovante e composição de notas para garantir a correta identificação do título e evitar atrasos na regularização, bem como possíveis registros de protesto ou restrições de crédito.
Para pagamentos realizados por depósito bancário, o processo exige validação manual. Nesse caso, o prazo para baixa é de até 7 dias úteis, contados a partir da data de encaminhamento do comprovante de pagamento por um de nossos canais de atendimento.
Reforçamos a importância do envio imediato do comprovante e composição de notas para garantir a correta identificação do título e evitar atrasos na regularização, bem como possíveis registros de protesto ou restrições de crédito.
O reembolso é realizado em situações nas quais não há títulos pendentes ou vencidos com o Grupo
Elfa. Caso existam débitos em aberto, o valor a ser reembolsado será automaticamente abatido do
título vencido há mais tempo.
Se o valor do reembolso for superior ao total dos débitos, o saldo restante poderá ser devolvido em conta corrente informada pelo cliente.
Na ausência de títulos pendentes, o valor a ser restituído será devolvido conforme a modalidade de pagamento original. Pagamentos realizados via depósito bancário, boleto ou PIX serão reembolsados por meio de depósito em conta corrente. Para pagamentos efetuados com cartão de crédito, o reembolso será processado pela operadora do cartão, conforme os prazos e procedimentos da instituição financeira responsável.
Para solicitar o reembolso, é necessário entrar em contato com um dos nossos canais de atendimento e encaminhar os comprovantes de pagamento correspondentes. O prazo para análise e retorno da solicitação é de até 10 dias úteis.
Se o valor do reembolso for superior ao total dos débitos, o saldo restante poderá ser devolvido em conta corrente informada pelo cliente.
Na ausência de títulos pendentes, o valor a ser restituído será devolvido conforme a modalidade de pagamento original. Pagamentos realizados via depósito bancário, boleto ou PIX serão reembolsados por meio de depósito em conta corrente. Para pagamentos efetuados com cartão de crédito, o reembolso será processado pela operadora do cartão, conforme os prazos e procedimentos da instituição financeira responsável.
Para solicitar o reembolso, é necessário entrar em contato com um dos nossos canais de atendimento e encaminhar os comprovantes de pagamento correspondentes. O prazo para análise e retorno da solicitação é de até 10 dias úteis.
A cobrança de títulos pode ser realizada diretamente pelo Grupo Elfa ou por empresas parceiras
contratadas, com o objetivo de garantir maior controle e a saúde financeira da organização. Os
prazos e condições de pagamento são definidos conforme o acordo firmado entre as partes no
momento da negociação.
Os títulos vencidos são atualizados com juros e multa, conforme previsto no próprio documento, e devem ser pagos dentro dos prazos estabelecidos para evitar protestos e ações judiciais.
A comunicação de cobrança pode ocorrer por e-mail, telefone ou canais digitais, como WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para garantir que as informações cheguem corretamente e evitar atrasos ou inconsistências, é fundamental que os dados cadastrais estejam sempre atualizados.
Manter os débitos em dia contribui diretamente para a agilidade nas transações comerciais e reforça a parceria com o Grupo Elfa, permitindo maior eficiência no abastecimento dos seus estoques.
Os títulos vencidos são atualizados com juros e multa, conforme previsto no próprio documento, e devem ser pagos dentro dos prazos estabelecidos para evitar protestos e ações judiciais.
A comunicação de cobrança pode ocorrer por e-mail, telefone ou canais digitais, como WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para garantir que as informações cheguem corretamente e evitar atrasos ou inconsistências, é fundamental que os dados cadastrais estejam sempre atualizados.
Manter os débitos em dia contribui diretamente para a agilidade nas transações comerciais e reforça a parceria com o Grupo Elfa, permitindo maior eficiência no abastecimento dos seus estoques.
Canais de atendimento
Em caso de dúvida ou solicitação, entre em contato nos canais oficiais de atendimento:Portal do Cliente: https://portaldocliente.grupoelfa.com.br
E-mail: atendimentoaocliente@grupoelfa.com.br
WhatsApp e telefone: 0800 725 0120