Em outubro, o Grupo Elfa realizou mais uma Semana de Inovação e Experiência do Cliente. Com uma programação diversificada e convidados de referência no mercado, o evento reuniu mais de 1.300 colaboradores em cinco dias de palestras, painéis e atividades que trouxeram insights valiosos sobre tendências de CX, uso da tecnologia na otimização de processos, inovação e muito mais.

A aplicação da Inteligência Artificial como ferramenta para impulsionar a experiência do cliente na saúde foi um dos principais temas da semana. A participação de profissionais de empresas como Takeda, Hospital Albert Einstein, Hapvida, IFTL e Google Workspace Solution proporcionou uma visão completa sobre como tecnologia e saúde devem caminhar juntas para garantir o avanço do setor e o bem-estar das pessoas.

O futuro da Experiência do Cliente na saúde

O evento teve início com um bate-papo entre Fabiana Elisa Gonçalves, Gerente de CX do Grupo Elfa, e Carolina Trancucci, CEO da IUVO e Conselheira de Experiência do Cliente do Hospital Albert Einstein. A conversa levantou reflexões sobre a integração entre tecnologia e humanização na jornada do paciente.

Carolina destacou a evolução da saúde, que vem passando de um modelo reativo para uma jornada proativa e personalizada, com foco no bem-estar e na prevenção. Ela também ressaltou como processos bem estruturados e atenção à hospitalidade podem transformar a experiência do paciente. Um dos pontos altos foi a discussão sobre o papel da IA como impulsionadora da empatia e da eficiência.

“A tecnologia deve liberar tempo para que o ser humano se conecte com outro ser humano”, afirmou Carolina.

Sobre a participação no evento, ela acrescentou: “Foi uma honra imensa! Poder falar de CX, trocar com uma empresa que cuida tão de perto desta relação, e, ainda conectar com tantas pessoas engajadas e interessadas com o tema, foi muito especial. Espero que tenhamos outras oportunidades e que a Elfa continue liderando o mercado e construindo relações duradouras!”

Inovação colaborativa na cadeia de saúde

No segundo dia, a mesa redonda “Inovação a Quatro Mãos” reuniu nossos executivos Leonardo Moraes, Diretor de Estratégia Comercial e Farma, e Leonardo Pelloso, Diretor de Operações, e os convidados Paulo Guido Araújo, Gerente de Vendas da Takeda, André Luiz Moreira Figueiredo, Gerente da Área de Contas Estratégicas da Takeda, e Igor de Camargo Spreafico, Diretor de Logística da Hapvida.

O debate abordou a integração entre os elos da cadeia de saúde, o papel da inovação na experiência do paciente, desafios logísticos, oportunidades de colaboração e a construção de uma cultura centrada no cliente. A troca entre os participantes evidenciou, ainda, a importância da colaboração, escuta ativa e visão compartilhada no processo de inovação das empresas.

Inteligência Artificial na Jornada do Cliente

Também recebemos Danrley Morais, Co-Founder & CTO da IFTL, para uma aula sobre Inteligência Artificial e Inovação na Jornada do Cliente. Transmitido ao vivo para todos os colaboradores, o encontro trouxe reflexões práticas sobre como a IA pode ser aplicada de forma estratégica e acessível no dia a dia das empresas.

“Participar da Semana de Inovação e CX do Grupo Elfa representou, para mim, a oportunidade de compartilhar não apenas conceitos, mas caminhos práticos de como a IA pode ser implementada no dia a dia corporativo. Ver profissionais saindo do workshop com clareza sobre por onde começar e quais práticas adotar reforça minha crença de que a verdadeira transformação acontece quando democratizamos o acesso ao conhecimento aplicado” – Danrley Morais, Co-Founder & CTO da IFTL.

Os participantes também conheceram ferramentas como Gemini, ChatGPT e Copilot Studio, entendendo como elas podem aumentar a produtividade, automatizar processos e apoiar a tomada de decisões inteligentes.

O encerramento do evento contou com uma verdadeira aula ministrada por Matheus Santilli, especialista do Google Workspace Solution. Ele falou sobre a elaboração de comandos estratégicos para extrair o melhor das ferramentas de IA integradas ao Google, com exemplos práticos de aplicação em e-mails, documentos, apresentações e vídeos.

“Integrar a Semana de Inovação e CX do Grupo Elfa foi um momento de grande aprendizado. O intercâmbio de ideias e os debates acerca do futuro da experiência do cliente, sem dúvida, impulsionarão o êxito da empresa. Integrar ativamente os conceitos de Prompt Engineering e as poderosas ferramentas de IA Generativa no uso diário do Google Workspace pelos clientes tornam as empresas mais competitivas, e é um prazer ser parte deste catalisador”, destacou Santilli.

Transformação digital com propósito: a visão do Grupo Elfa

Para Rafael Tobara, Diretor Executivo de TI, Digital, Inovação e Customer Experience do Grupo Elfa, o evento foi uma verdadeira imersão em temas que estão moldando o futuro da saúde: “Vimos como a tecnologia gera impacto real no cliente, além de trazer eficiência e humanização. O Grupo Elfa lidera essa transformação em nosso segmento, conectando inovação à saúde com propósito, ética e impacto real”.

Além das apresentações, o evento ainda proporcionou aos colaboradores momentos de interação e sorteios especiais. Ao colocar o cliente no centro de todas as estratégias, reafirmamos o nosso compromisso em sermos referência no mercado da saúde, ampliando caminhos e levando saúde a milhões de vidas.