
A jornada de inovação é um avanço contínuo no Grupo Elfa. Unindo excelência operacional e foco nos resultados, a tecnologia se faz presente e somos reconhecidos por isso. Pelo quarto ano consecutivo, estamos presentes na prestigiada lista das 100 empresas mais inovadoras no uso de TI do IT Forum.
Este importante reconhecimento está diretamente ligado à adoção do CotAI: uma ferramenta desenvolvida pelo Grupo Elfa, que utiliza Inteligência Artificial Generativa (GenAI) para revolucionar o processo de cotação.
Com a automatização da triagem, análise, estruturação e do processamento de cotações, o CotAI responde a uma necessidade crescente da operação: lidar com um volume massivo de solicitações, que chega à casa dos 800 mil itens diários, em formatos diversos como PDFs, planilhas, imagens e texto. Esse era um fluxo que exigia muitas horas dos vendedores e gerava gargalos operacionais. Graças à nova ferramenta, esse processo se tornou ágil e preciso.
O projeto foi criado lado a lado com duas parceiras estratégicas: a A3Data, especializada em dados e inteligência artificial, e a FCamara, multinacional brasileira de tecnologia e inovação. Utilizando tecnologias da Amazon Web Services (AWS), a colaboração resultou em uma solução robusta, eficaz e que coloca a IA diretamente a serviço do negócio.
Resultados que comprovam a inovação
Com apenas sete meses de implementação, o CotAI foi responsável por mais de R$75 milhões em vendas, um indicador expressivo da eficácia e do impacto direto nos resultados financeiros da empresa. É uma comprovação prática de como a utilização de novas tecnologias, de forma estratégica, pode fortalecer a distribuição de saúde.
A eficiência também ganhou protagonismo. Com a automação do processo de cotação, os vendedores reduziram em cerca de 40% o tempo dedicado à tarefa, o que lhes permitiu focar mais no relacionamento com o cliente e no fechamento de novos negócios. Agora, orçamentos estruturados chegam ao CRM em minutos, prontos para serem revisados e enviados com agilidade.
“A Inteligência Artificial acelera o processo com um alto índice de acuracidade, entretanto, o olhar humano do vendedor, que conhece seu cliente, continua sendo indispensável. Nosso objetivo é potencializar o trabalho do time comercial”, explica Rafael Tobara, CIO.
Outra implementação foi o Robô de Cotações, ferramenta de automatização dos Portais de Cotações. Por meio da inteligência artificial, a ferramenta facilita o trabalho dos vendedores, acelerando fluxos operacionais e permitindo que o time comercial dedique-se a atividades cada vez mais estratégicas.
Mais do que soluções digitais, estas são demonstrações da capacidade do Grupo Elfa de unir tecnologia e excelência operacional, traduzindo o nosso compromisso com a evolução contínua do setor de saúde.