O Compliance é um processo de melhoria contínua e por acreditar que o compartilhamento das boas práticas com o mercado pode trazer resultados cada vez melhores, a Elfa, com o apoio do Sindusfarma, promoveu a 3ª edição da Mesa Redonda de Compliance. O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (18), reuniu mais de 180 pessoas, dentre profissionais da área de compliance, CEOs e diretores de grandes empresas, além de associados da entidade.

A Mesa Redonda de Compliance foi criada em 2018 com o objetivo de promover debates construtivos e trazer insights que possam auxiliar no desenvolvimento e na aplicação de melhores práticas de compliance nas empresas. Este ano, para discutir o tema central do evento, “Desafios Éticos e Econômicos para 2022”, os convidados foram o Managing Director da Alvarez & Marsal, Sergio Moro, e o sócio e economista-chefe do gestor de ativos alternativos Patria, Luis Fernando Lopes. Os moderadores do encontro foram o CEO da Elfa, José Antonio Vieira, e a Diretora Jurídica e de Compliance da companhia, Janaína Pavan.

O evento foi aberto com a apresentação do Managing Director da Alvarez & Marsal sobre a corrupção no Brasil e no mundo. Moro ressaltou o importante papel das empresas para o desenvolvimento de boas práticas que possam combater a corrupção, reforçada como tendência internacional que deve estar cada vez mais presente no dia a dia das companhias. Em seguida, o sócio e economista-chefe do gestor de ativos alternativos Patria falou sobre a trajetória de recuperação econômica que o país está vivendo e apresentou uma projeção positiva para um cenário de crescimento no próximo ano.

Já o CEO e a Diretora Jurídica e de Compliance da Elfa abordaram a importância do desenvolvimento constante do Programa de Compliance, que é um fator decisivo para as empresas. Além disso, falaram também sobre o compromisso da Elfa com as melhores práticas, que fazem parte da rotina de toda companhia e prova disso é a obtenção da certificação ISO 37001, um selo internacional concedido para as empresas com uma gestão antissuborno sólida, bem estruturada e que de fato funciona dentro da organização.

Buscar e conseguir certificações internacionais como a ISO 37001 é muito importante, pois é uma forma de demonstrar a todos os nossos stakeholders a credibilidade e confiança da companhia. Temos elementos concretos para mostrar o quanto estamos comprometidos com as melhores práticas envolvendo o compliance e a gestão anticorrupção. Sabemos o quanto isso é importante agora e será um diferencial para as empresas que querem se manter no mercado no futuro. O tema compliance não é apenas de uma área, mas de toda a companhia e essa certificação que recebemos demonstra o compromisso da Elfa com a comunidade”, destacou o CEO da Elfa, José Antonio Vieira.

Desenvolver boas práticas de gestão e trazer o Compliance para o planejamento e decisões estratégicas é fundamental para toda a cadeia da saúde. O setor se mostra cada vez mais resiliente e tem grandes possibilidades de continuar crescendo e encarando os novos desafios.

As ações e diretrizes pautadas em compliance certamente vão nos ajudar a enfrentar todos os desafios que estão por vir em 2022. Compliance é um tema muito importante e valorizado pela Elfa, faz parte do DNA da companhia e isso é fundamental para que todas as nossas ações tenham bons resultados. A prática das normas de Compliance é o que ajuda a tornar as organizações ainda mais fortes”, ressaltou a Diretora Jurídica e de Compliance da companhia, Janaína Pavan.