No Dia Nacional da Saúde Bucal, te convidamos a repensar o significado de sorriso saudável. Para muitos de nós, os cuidados se limitam a escovar os dentes, usar fio dental e visitar o dentista regularmente.

Mas nossa boca exige mais atenção! E negligenciar essa necessidade pode criar um efeito dominó em todo o nosso organismo. Entenda como no texto abaixo.

A boca como porta de entrada

Por ser utilizada para diferentes funções e estar em frequente contato com o ambiente externo, a boca é frequentemente chamada de “porta de entrada” do nosso corpo. Ela é uma das principais vias de acesso para micróbios, bactérias, vírus e outros patógenos no organismo humano.

Dessa maneira, cuidar da saúde bucal significa manter o equilíbrio da flora oral e prevenir problemas, bem como contribuir para a saúde geral do corpo. Situações extremas como dores intensas, infecções ou trauma na boca representam riscos à saúde, que podem se manifestar de variadas formas e em diferentes níveis.

Estudos sugerem que uma saúde bucal deficiente está associada a doenças cardiovasculares, como aterosclerose, endocardite e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Isso porque as bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea e favorecer o surgimento de problemas cardíacos, como infarto do miocárdio e o acúmulo de gordura nas artérias.

Efeito dominó

Dentro de uma rotina de má higiene bucal, a inflamação oral crônica pode provocar respostas inflamatórias em todo o corpo, afetando órgãos e sistemas.

Os pesquisadores acreditam que as bactérias orais possam chegar ao cérebro, desencadeando inflamação e comprometendo condições neurológicas. Problemas bucais como periodontite, por exemplo, podem aumentar o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

As bactérias orais também têm o potencial de causar sérias complicações pulmonares: a pneumonia por aspiração pode ocorrer, principalmente, em pacientes internados em UTIs. Nesses casos, a combinação de sistema imunológico enfraquecido e a migração de bactérias orais através de dispositivos de intubação, devido à falta de cuidados com a higiene bucal, aumenta o risco de desenvolver essa complicação.

Como manter uma saúde bucal completa?

É preciso adotar uma abordagem proativa, que prioriza a escovação regular, o uso diário do fio dental e visitas ao dentista. Outros cuidados essenciais incluem evitar o consumo excessivo de álcool e a prática do tabagismo, beber bastante água e aderir a uma dieta de alimentos ricos em nutrientes para a saúde bucal: vitamina C, cálcio e fósforo.

Atenta à importância de promover a saúde bucal, o Grupo Elfa atua no segmento de odontologia com a Surya Dental, referência no serviço de distribuição de produtos odontológicos no Brasil. O objetivo é promover sorrisos saudáveis, reforçando a ideia de que a saúde bucal é uma parte essencial da saúde completa do indivíduo.

Manter uma saúde bucal completa envolve uma série de práticas e hábitos. Portanto, comprometa-se a manter essas práticas e desfrute dos benefícios da melhora na qualidade de vida e do bem-estar do seu corpo.