Falar de saúde mental nunca foi tão importante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e a depressão está em quarto lugar na lista das doenças que mais afetam os profissionais durante a vida. Essas condições de desgaste mental devem ser motivo de alerta não só para familiares e amigos, mas também para as empresas.
O ambiente de trabalho pode ser um fator de estresse para os colaboradores, ocasionando a ansiedade, o burnout, a depressão e, em casos extremos, o suicídio. Vale lembrar que a boa saúde mental está diretamente associada à produtividade.
Apesar da importância do Setembro Amarelo, quando as atenções estão voltadas para essa discussão, as ações de promoção do bem-estar de colaboradores e parceiros devem ser constantes no dia a dia das companhias.
Como uma empresa preocupada com a saúde integral de seus times, a Elfa tem desenvolvido diversas ações para criar espaços seguros e acolhedores para todos.
Abaixo, confira as nossas dicas para seguir o mesmo caminho!
Gestão emocional
A gestão emocional é uma prática assertiva de entender e avaliar cada sentimento. Seja a postura durante uma reunião de trabalho ou uma atitude sábia ao lidar com uma questão difícil, a boa gestão das emoções leva o profissional a atitudes centradas.
A criação de espaços de diálogo e a realização de webinars e materiais informativos integram a equipe e permitem abordar temas relevantes para melhorar a mediação das emoções no dia a dia.
Trazer palestrantes e convidados para falar sobre assuntos relacionados à gestão emocional também gera retorno para a companhia: os colaboradores tornam-se capazes de reconhecer seus limites, evitando situações de desgaste.
Programas de apoio
As práticas de cuidado com a saúde mental devem ser parte das estratégias da empresa durante todo o ano.
Se possível, a empresa deve facilitar o acesso ao cuidado profissional, por meio de parcerias que ofereçam modalidade de Telemedicina ou Telepsicologia. Com esses estímulos, os colaboradores podem fazer do cuidado parte da rotina de trabalho.
No caso do Grupo Elfa, desenvolvemos o Programa Saúde & Bem-Estar, que oferece suporte à saúde do colaborador nas áreas de cuidado físico, emocional e financeiro. Temos o benefício do Dr. Alper, que disponibiliza a ferramenta de “Cuidado com a Mente”, para que o usuário tenha acesso a práticas de autocuidado e, em situações mais graves, possa acionar o acompanhamento de uma equipe especializada.
Anualmente, realizamos também o Mapeamento da Saúde do colaborador. Esse é um questionário que avalia a saúde física e mental de cada integrante e o cenário geral da companhia. A partir daí, são desenvolvidas ações com foco nas necessidades evidenciadas.
Criação de uma rede de apoio
Outra ação importantíssima é a criação de espaços seguros e de acolhimento, sobretudo com recorte para grupos minorizados. Por meio do nosso Programa Empodera, criamos grupos de afinidades para colaboradores LGBTQIAP+, 50+, pessoas negras e mulheres. O objetivo vai além de implementar ações de diversidade na companhia. Buscamos criar um espaço de diálogo e apoio mútuo.
Além do Programa Empodera, incentivamos que cada colaborador auxilie um colega em situação difícil. Ouvir o outro e, em alguns casos, indicar o tratamento profissional, são maneiras de contribuir com a saúde mental no ambiente de trabalho.
Para saber outras ações de cuidado, acompanhe as nossas redes sociais. Durante o mês de setembro, traremos publicações especiais sobre o tema.