intraempreendorismo como estratégia organizacional

Incentivar a inovação constante é fundamental para que os negócios possam crescer e obter melhores resultados. Para aplicar a inovação como estratégia organizacional , é preciso contar com a participação e engajamento de toda a equipe.

O sentimento de pertencer, de fazer parte da construção do futuro dos negócios, precisa estar enraizado na rotina de todos.

Sabendo da importância dos colaboradores para o processo de evolução e inovação da empresa, a Elfa criou o Programa Elfa Ideias.

Confira os tópicos que vamos abordar:

 

O que é intraempreendedorismo?

Podendo ser chamado também de empreendedorismo interno, o intraempreendedorismo é quando a empresa abre a possibilidade para que os colaboradores possam empreender dentro da própria companhia.

Esta prática permite a criação de uma nova cultura, baseada em inovação.

Muitas vezes, o dia a dia permite que o colaborador tenha uma visão ampla e ao mesmo tempo direcionada sobre os processos. Isso permite que possa visualizar novas possibilidades seja para melhorar os processos ou criar opções mais eficientes.

A inovação como estratégia organizacional

Acreditar no potencial que o processo de inovação pode oferecer para alavancar os resultados do negócio é uma boa estratégia organizacional.

Por isso, a Elfa tem um importante objetivo: criar uma cultura de inovação constante e, com isso, materializar o propósito de ampliar os caminhos para levar saúde a milhões de vidas.

A nossa cultura de inovação é baseada em alguns pontos, como:

  • Atrair e reter perfis inovadores e incentivar a criatividade;
  • Gerar transformações de alto impacto;
  • Reduzir custos operacionais;
  • Aumentar a competitividade;
  • Garantir a sustentabilidade do negócio.

Conheça o Programa de Intraempreendedorismo Elfa Ideias

Para incentivar toda essa cultura de inovação como estratégia organizacional, a companhia criou o Programa de Intraempreendedorismo Elfa Ideias. Todos os colaboradores podem participar e apresentar ideias e projetos, que podem fazer a diferença na rotina de trabalho.

As ideias apresentadas devem estar alinhadas, de acordo com três tipos de inovação, que são:

Contínua: conhecida também como incremental no mercado. Este tipo de ideia está atrelado às melhorias contínuas em processos, produtos e/ou serviços;

Radical: o colaborador pode apresentar novos produtos, processos e/ou serviços considerando os mercados existentes na empresa;

Disruptiva: baseada em mudar o modelo de negócios existente, trazendo um novo paradigma para o segmento de mercado. A ideia disruptiva representa uma mudança drástica na forma como o produto ou serviço é consumido.

A realização do Elfa Ideias será feita por meio da plataforma colaborativa de mercado para programas de intraempreendedorismo ‘Imagine’.

A plataforma oferece uma série de interações que pode ajudar os colaboradores no desenvolvimento de suas ideias. Ao acessar é possível contar com:

  • Crowdsourcing;
  • Compartilhamento e discussão de informações;
  • Diversas formas de interação;
  • Apoio/ contribuição de ideias;
  • Coordenação de esforços e atividades.

Reconhecimento e premiações para as ideias mais inovadoras

Todo o processo de seleção das ideias apresentadas pelos colaboradores será feito ainda este ano e em dezembro serão apresentados finalistas e vencedores.

Além do reconhecimento para os colaboradores, o programa vai oferecer uma premiação em dinheiro para as ideias mais inovadoras, estabelecendo assim a inovação como estratégia organizacional na rotina de todos.

Os autores das cinco primeiras ideias qualificadas vão participar de um almoço com os executivos da companhia e conceder entrevista para a intranet, para compartilhar sobre a experiência.

Para a ideia que for qualificada, o colaborador receberá uma premiação simbólica, bem como para as ideias que forem executadas e tiverem um retorno mensurado e positivo. Já as três ideias que se destacarem, sendo aprovadas pelo comitê julgador, receberão premiações robustas.

O programa é uma forma de reconhecer as ideias inovadoras e valorizar os talentos da empresa, além de mostrar que é, sim, possível empreender dentro da companhia e se destacar.

Considerar a inovação como estratégia organizacional pode gerar ganhos significativos, tanto para a empresa, quanto para a motivação e engajamento de toda a equipe!