Dezembro acabou de chegar e é natural que a gente comece a fazer planos para o ano que vem chegando, não é mesmo?

E os planejamentos são diversos: alcançar novas metas, ter um novo ano mais produtivo, alcançar um sonho, entre outras resoluções. Há aquelas pessoas que já preferem a promessa de se tornar mais saudável ou de perder uns quilinhos, mas é nesse período que encontramos os maiores vilões da manutenção de bons hábitos alimentares: as festas de fim ano!

Confraternização, amigo secreto, eventos, ceia de natal, ceia do ano novo… Ufa, quanta coisa acontece durante um período tão curto!? Então, em meio a tudo isso, como aliar as comemorações com a manutenção ou a incorporação de novos hábitos?

Durante todo o mês, a nutricionista Thaise Lacerda vai te dar dicas e orientações para fazer as melhores escolhas, sem cometer exageros nessas festas de fim de ano e não colocar a sua dieta a perder.


Os deslizes nas festas de fim de ano

Os eventos de fim de ano parecem ser aquele momento que todo mundo espera para cometer os exageros alimentares sem culpa, sempre com aquela promessa que "vou começar a minha dieta só depois das festas".

Com certeza você já deve ter dito ou escutado essa frase alguma vez na sua vida e ela é muito mais comum do que imaginamos! Mas o maior erro dessa afirmação é que as festas sempre irão existir e não apenas durante esse período.

 

Os problemas do exagero alimentar

Se você já vem executando um processo de restrição energética, com uma dieta por exemplo, uma sequência de exageros ao longo de suscetíveis eventos podem prejudicar toda a dedicação de um ano inteiro e o seu processo de emagrecimento.

Caso você ainda não tenha iniciado uma dieta ou não esteja em processo de emagrecimento, o cuidado com a alimentação também é importante!

A alimentação em excesso e a alta ingestão de calorias podem gerar o aumento de gordura e, consequentemente, contribuir para o sobrepeso, a obesidade, aumentar a incidência de doenças crônicas não transmissíveis como: diabetes, hipertensão e alguns tipos de neoplasias.

 

Os cuidados não se limitam a um período

É importante ressaltar que nem um alimento sozinho ou um exagero alimentar em um evento vai ser capaz de fazer você engordar. Não é necessário realizar um sacrifício alimentar para manter a sua dieta ou qualidade de vida.

Para que você possa atingir a excelência na sua alimentação é necessário entender que boas escolhas são essenciais para auxiliar no processo e que renúncias são necessárias para que você atinja os seus objetivos.

 

Prazer com a alimentação

A comida gera conexão e é importante que ela esteja presente entre as confraternizações de amigos e familiares. É importante se sentir bem comendo, sentir prazer com o alimento. Entretanto, ela não deve ser a sua única fonte de prazer.

Por isso, o ideal é que você tenha uma linha tênue entre o equilíbrio alimentar e a libertinagem alimentar!

 

 

Continue acompanhando o nosso conteúdo especial de Dezembro da #ElfaPlay aqui em nosso blog ou em nosso canal do Youtube. Te vemos na próxima!