Como falar das festas de fim de ano e das confraternizações sem se lembrar dos exageros na alimentação ou na ingestão de bebidas? É após esse período que começamos a ouvir por todos os lados os arrependimentos que o alto consumo calórico causa nas pessoas.
Mas, e agora, o que fazer?!
A nutricionista Thaise Lacerda é enfática ao dizer: simplesmente recomece! E esse recomeço deve acontecer sem culpa, para que o processo seja tranquilo e sem danos.
Primeiros passos
Você já entendeu que precisa voltar ao seu planejamento, mas por onde começar?
O primeiro passo é adquirir bons hábitos alimentares. Se você já possui uma dieta calculada por um nutricionista, retorne sem preocupações. Mas se você não possui um planejamento alimentar adequado, não tem problema, apenas busque manter uma alimentação saudável.
Algumas dicas
Quer uma dicas para comer melhor e se recuperar dos exageros? Então, não perde tempo e confere as informações abaixo:
- Esteja bem hidratado: a água é fundamental nesse processo. O indicado para cada pessoa é 35ml para cada quilo de peso corporal por dia.
- Evite alimentos ultraprocessados: comida industrializada contém altos índices calóricos e pouca quantidade de nutrientes. Prefira alimentos naturais como: frutas, verduras, hortaliças, raízes, proteínas e qualquer outra comida de verdade. Lembre-se sempre: descasque mais e desembale menos!
- Durma bem: a privação de sono pode te fazer engordar. E, nesse período, é muito comum passar a dormir mais tarde. Então, estabeleça uma nova rotina de sono, ela pode impactar na sua composição corporal. Quem dorme bem tem mais disposição!
- Respeite o seu corpo: não ultrapasse os limites da sua saúde. Busque retornar às suas atividades gradualmente.
Os cuidados devem ser contínuos
Atenção! É importante destacar que Natal, Réveillon, confraternizações e comemorações festivas como Páscoa, aniversários, entre outros, sempre vão existir. Por isso, é muito importante que você aprenda a ter um equilíbrio na alimentação.
Saber o que escolher e o que consumir durante esses eventos vai evitar que você tenha a sensação que exagerou demais.
Além de tudo isso, você pode procurar um nutricionista, que é o profissional capacitado para te ensinar a fazer escolhas alimentares melhores. Procure aquele com que você mais se identifica e busque orientação sobre como comer com equilíbrio e mais: comer bem. Afinal, uma boa alimentação não é apenas relacionada ao que você come, mas o quanto você vai comer.
O nosso conteúdo especial sobre alimentação e nutrição de dezembro acabou, mas o #ElfaPlay volta em janeiro com um novo tema. Até a próxima!