A nossa aparência é o nosso cartão de visitas e uma das principais formas de nos comunicarmos com outras pessoas. Por isso, o cuidado com o rosto é uma preocupação constante e diária, para evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Como é possível prevenir ou tratar essas doenças? A dermatologista Carla Gayoso vai nos contar algumas formas de autocuidado.

 

O que são cravos e espinhas?

Cravos e espinhas são parte de um quadro clínico maior: são tipos de acnes.

Os cravos são aquelas massinhas que você espreme - e é importante lembrar que não se deve espremer, para não causar mais cicatrizes - e as espinhas são como pequenos botõezinhos na pele de tom avermelhados que, quando formam pus, recebem o nome de pústula.

Abaixo, você confere o nosso gráfico com os tipos de acne e como identificá-las.

 

 

Quem tem muitos cravos e espinhas sabe que, por mais que você esteja bem arrumado, com acnes você nunca está completamente bem porque a sua pele não está bonita. E é importante saber que as acnes não surgem apenas no rosto, elas podem surgir em qualquer lugar que tenha glândulas sebáceas, que são as glândulas responsáveis pela produção do sebo.

Dessa forma, é comum encontrar a acne em outras partes do corpo como a região do tórax e as costas.

Como surge a acne?

A acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas sebáceas estão inflamadas ou infectadas. Os poros da pele ficam cheios de sebo e, dessa forma, formam os cravos que, ao se romperem, transformam-se em espinhas.

As causas do aparecimento da acne são múltiplas e podem ser causadas desde a tendência hereditária como hábitos do cotidiano, como, por exemplo:

  • Seus familiares tem muitas espinhas? Se sim, provavelmente você também terá;
  • A sua alimentação é rica em alimentos que dão alta de açúcar no sangue? Se sim, você também irá aumentar a incidência da doença;
  • Você é uma pessoa ansiosa ou estressada? Se sim, isso também irá facilitar no surgimento da acne.

Como prevenir e cuidar da acne?

A prevenção da acne deve partir do entendimento da sua causa, ou seja, a primeira coisa que você precisa reconhecer são os seus hábitos. Por exemplo: se eu estou me alimentando mal, devo criar bons hábitos, alimentar-se adequadamente.

Se você quer tratar a acne, lembre-se sempre que não pode ficar mexendo ou cutucando cravos e espinhas. Isso ajuda a disseminar a doença e vai causar mais cicatrizes.

De modo geral, você deve lavar a pele pelo menos três vezes ao dia com sabonetes adequados para o seu caso. Por isso, é muito importante consultar um médico dermatologista, para que seja prescrito o produto que irá desobstruir os poros, desinflamar a pele e também clarear as marcas que essa doença vai deixando.