Academia é coisa apenas para adultos?
Existem muitos mitos em torno dos exercícios físicos praticados na academia e a Personal Trainer Priscila Cartaxo veio desmistificar alguns desses assuntos pra gente!
Criança pode fazer exercício físico com musculação?
Sim! Toda criança pode fazer exercícios com musculação e o que poucos sabem é que, além de poder praticar a atividade, ela é importante para o seu desenvolvimento.
Hoje, as crianças estão vivendo em um mundo cada vez mais digital e, portanto, sedentário. Já não vemos tantas crianças pelas ruas ou espaços de lazer brincando, jogando bola ou fazendo atividades que nós, adultos, fazíamos na mesma idade.
Por causa dessa falta de atividade física constante, as crianças estão apresentando cada vez mais disfunções, lesões e problemas posturais.
Levar à prática de exercício nas academias permite que ela receba um treinamento personalizado, que atenda a sua necessidade corporal, que seja aplicado de forma lúdica, didática e que saiba corresponder à sua linguagem.
Mas atenção! Qualquer atividade física feita para crianças precisa ser realizada de forma orientada e supervisionada por um profissional qualificado e capacitado. Dessa forma, você garante que os pequenos melhorem a sua forma de se movimentar com segurança.
Os idosos podem frequentar a academia?
Os idosos não apenas podem como devem frequentar a academia!
A atividade física para os idosos deve ser focada para melhorar a força muscular, por dois motivos:
- Melhoria das funções autônomas;
- Melhoria do equilíbrio.
A autonomia permitirá que ele continue praticando as suas atividades simples do dia a dia, como tomar banho, sentar em uma cadeira ou ter autonomia de mobilidade. E o equilíbrio dará a segurança necessária para evitar as quedas.
As quedas possuem uma das maiores incidências de óbitos na fase idosa e o exercício físico pode reduzir em cerca de 60% desse índice.
As gráficas podem praticar exercícios?
A resposta, novamente, é sim! E não apenas no período inicial, como em toda a gestação.
Por isso, o treino deve ser dividido em trimestres e cada período deve possuir uma personalização para cada etapa da gravidez:
- 1º trimestre: adaptação do corpo no período gestacional. Exercícios mais leve com foco em mobilidade e estabilidade
- 2º trimestre: melhoria da força. O bebê está ganhando peso e tamanho e esta mãe precisará ter força para sustentar as adaptações que serão mais agressivas no período.
- 3º trimestre: estabilidade. Nesse período o bebê está perto de vir ao mundo e por isso é importante voltar aos exercícios de repetição e menos carga, para dar mais mobilidade para o corpo da mamãe.
Seguindo essas orientações, é possível manter a gestante ativa, através de um treino adaptado, personalizado e com segurança para a saúde da mãe e do bebê.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso #ElfaPlay de Janeiro que vem muita informação boa por aí. Até a próxima semana!