O câncer de próstata é a segunda neoplasia, ou seja, o segundo tumor que mais mata homens em todo o mundo. Você sabia que a cada ano, 60 mil brasileiros são acometidos pela doença?

Os números do câncer de próstata

Por ser um tipo de câncer tão comum entre os homens, certamente você já deve ter conhecido, conhece ou conhecerá alguém que desenvolverá o câncer de próstata, pois as estatísticas mostram que um a cada seis homens, inevitavelmente, desenvolverá a doença.

Atualmente, os casos de mortalidade para o câncer de próstata nos homens perdem apenas para o câncer de pulmão. E é por isso que o Novembro Azul possui uma importância tão grande para a saúde do homem.

Fatores de risco do câncer de próstata

Os principais fatores que aumentam a probabilidade para o desenvolvimento do câncer de próstata são:

Idade: quanto mais velho, maior é a probabilidade do homem desenvolver o tumor. Atualmente, os urologistas consideram preocupante a partir dos 50 anos;
Histórico familiar: em casos de fatores genéticos, ou seja, quando o paciente tiver um parente de primeiro grau com antecedente de câncer de próstata. Nesses casos, o risco aumenta em duas vezes a cada parente.

Por que fazer o exame do Toque Retal?

É muito provável que você já tenha ouvido muitos homens falarem que não fazem, não querem ou nunca farão o teste do toque, não é verdade?!

Como vimos no blogpost anterior, existem duas maneiras de identificar alguma alteração na próstata: através do exame de sangue (PSA) ou através do exame do toque retal e, por isso, muitos homens acabam escolhendo apenas a primeira opção como forma de prevenção.

O que poucos sabem, entretanto, é que 20% dos tumores de próstata se manifestam sem elevação do PSA. Portanto, o exame do toque é indispensável para que qualquer mínima alteração possa ser revelada.

Através do exame, o médico urologista pode aferir o tamanho e a consistência da próstata, além de identificar se existe alguma área sugestiva de tumor, que geralmente pode ser revelada por um nódulo ou uma área mais endurecida.

O tabu sobre o câncer de próstata

No cotidiano dos médicos urologistas, é muito comum se deparar com a apreensão dos homens quanto à necessidade do exame do toque retal. E essa aversão começa ainda na hora da marcação da consulta, que muitas vezes é feita pela esposa ou a filha e, na minoria das vezes, pelo próprio paciente.

Apesar de todo o tabu que envolve o exame, o toque real é simples, rápido, indolor e pode salvar a vida de um homem. Infelizmente, sabemos que o preconceito ainda é o maior motivador da rejeição ao diagnóstico, mas a saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

O câncer de próstata, se diagnosticado em suas fases iniciais, possui altíssimos índices de cura. Então, previna-se! Procure regularmente o médico urologista da sua confiança e realize os seus exames.

Cuidar da saúde também é coisa de homem!

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue nos acompanhando. Para saber o que já rolou por aqui, veja todos os conteúdos da #ElfaPlay aqui em nosso blog ou em nosso canal do Youtube. Te vemos na próxima!