Não é novidade que os medicamentos estão disponíveis de diversas formas: comprimidos, drágeas, cápsulas, xaropes. A depender do tratamento, o profissional da saúde pode indicar o formato mais adequado para cada paciente.

Por tudo isso, não dá para afirmar que existe uma única maneira correta de tomar os medicamentos. Mas alguns cuidados garantem um manuseio mais seguro dos remédios e asseguram a eficácia das substâncias.

Leia abaixo.

Como ingerir de forma correta os comprimidos?

A ingestão de comprimidos acontece de maneira instintiva, afinal estamos cotidianamente deglutindo alimentos. Mas, o que pode parecer simples, requer cuidados.

O primeiro passo é lavar as mãos, já que, ao manusear comprimidos e cápsulas, há risco de contaminação por bactérias, vírus ou microrganismos que transmitem doenças.

Outra dica importante é ingerir medicamentos preferencialmente com água. Segundo especialistas, ela não altera o efeito das substâncias. Leite, sucos, refrigerantes, chás, café e até o álcool podem causar reações adversas e a perda do efeito dos remédios.

Engolir comprimidos sem água também não é recomendado. Isso pode causar desconforto ou irritação na garganta, além de ter a absorção iniciada no esôfago, que não é o destino ideal para o medicamento.

Outra situação muito comum: cortar o comprimido ao meio para facilitar a ingestão. Nesse caso, também é preciso ter atenção, porque algumas pílulas perdem a eficácia da substância quando divididas.

Para saber se um medicamento pode ser fracionado, observe a marcação ou “sulco”, no centro do comprimido. Nos demais casos, é preciso consultar um profissional da saúde para saber se há prejuízos no tratamento indicado.

A mesma orientação vale para os pacientes que dissolvem ou mastigam os comprimidos. Sem orientação médica, as substâncias podem ficar retidas na boca ou não funcionar como deveriam.

E os outros medicamentos?

Os medicamentos em cápsula também demandam cuidado. É comum que os pacientes busquem abrir e ingerir apenas o pó. No entanto, as cápsulas são essenciais para proteger a mucosa da boca e do esôfago. A proteção é pensada especialmente para agir no local de absorção da substância.

Se o medicamento for injetável, o ideal é procurar orientação com o médico ou farmacêutico sobre o local responsável pela aplicação.

Para resumir, os medicamentos possuem diversas formas e há mais de uma maneira correta de ingerir cada um deles. Observe as orientações da bula e, em caso de dúvidas, procure um profissional da saúde.