Na sexta feira (07/04), o Grupo Elfa concluiu capacitação de 20h para os integrantes da nova Comissão Interna de Acidentes – CIPA. A capacitação aconteceu na Elfa Corporativo em João Pessoa/PB e São Paulo/SP nos dias 27 e 29 de março e 03, 05, 06 e 07 de Abril e teve como principal objetivo apresentar aos novos cipeiros a organização e funcionamento da CIPA, a elaboração dos mapas de risco e também os indicadores e causas de afastamentos laborais. Este evento foi direcionado para os 14 funcionários que compõem a nova gestão da CIPA 2017/2018.
A CIPA é regida pela Norma Regulamentadora de N° 5 – NR5, expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo da prevenção de acidentes e doenças decorrentes no trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A Comissão é composta de representantes do empregador e dos funcionários de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I da NR 5, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos. Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes foram por eles designados. Quanto aos representantes dos funcionários, foram eleitos em eleição secreta, do qual participaram os funcionários interessados em fazer parte desta comissão. O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano. O empregador designará entre seus representantes o presidente da CIPA e os representantes dos funcionários escolherão entre os titulares, o vice-presidente.