Enquanto empresa protagonista no mercado de saúde do país, buscamos contribuir com a equidade de gênero. Neste mês, lançamos o Programa Mulheres na Operação para incentivar e ampliar a presença feminina nos nossos Centros de Distribuição.
Apesar de termos um panorama equitativo na relação geral de colaboradores, nos postos de Operações ainda há disparidade no número de mulheres (20%).
Alexandra Marques, gerente de Gente e Gestão do Grupo Elfa, explica que o segmento de operações ainda é, culturalmente, tido como mais masculino. As mulheres não são incentivadas a buscarem essas vagas por se considerarem menos aptas que os homens - e isso é estrutural da sociedade em que estamos inseridos.
“Estamos em um mundo muito mais inclusivo, mas ainda temos que caminhar bastante para que as mulheres tenham coragem, tirem os vieses culturais com que crescemos e se candidatem às vagas. Queremos que as mulheres apareçam e se sintam capazes, porque elas são”, explica a gestora.
Banco de Talentos
O Banco de Talentos Mulheres na Operação recebe currículos de mulheres para concorrerem às vagas de motorista, ajudante de entrega, auxiliar e assistente de logística, assistente de operações, analista de transportes, analista de qualidade, líder, especialista, coordenadora e gerente de operações.
Neste primeiro momento, os bancos de talentos são para futuras oportunidades são destinadas para os Centros de Distribuição localizados nas cidades de Brasília (DF), Santana de Parnaíba (SP) e Cabo de Santo Agostinho (PE).
O cadastro é feito exclusivamente online, no site: grupoelfa.gupy.io. A partir do cadastro pela plataforma da Gupy, os dados da candidata ficam salvos e ela será notificada por e-mail quando surgir uma vaga relacionada ao seu perfil.
“Desse Banco de Talentos, nós vamos destinar mulheres aos processos seletivos de Operações e, também, dar visibilidade para que possam crescer dentro da Elfa. Esse é o nosso maior objetivo”, explica Alexandra Marques.