Você já doou sangue este ano? O mês de junho é dedicado à conscientização sobre esse ato de solidariedade. Uma única doação pode salvar até quatro vidas! Ou seja, se isso fizer parte do seu calendário, são até 12 pessoas diretamente impactadas por ano!

É um procedimento simples e rápido, que pode trazer benefícios para quem o faz e, com certeza, muda a vida de quem recebe!

Saiba mais sobre a doação de sangue neste conteúdo em parceria com a Alper, consultoria e corretora de seguros. Envolva-se nessa corrente de solidariedade!

Por que ajudar?

Você, provavelmente, já ouviu a frase: uma única doação pode salvar até quatro vidas. As pessoas que precisam de sangue são aquelas que passam por tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos e tratamentos oncológicos, cirurgias. Além disso, a doação de sangue é indispensável para os pacientes que possuem doenças crônicas, como Anemia Falciforme e Talassemia.

No caso dos doadores saudáveis, a prática não traz o menor risco à saúde, já que o procedimento é simples, rápido e totalmente seguro. Todo o material utilizado na coleta de sangue não é reutilizado, o que elimina a possibilidade de contaminação. O próprio organismo faz a reposição do sangue doado, sem que haja prejuízo à saúde.

Em algumas cidades, o doador de sangue recebe benefícios, como descontos em eventos culturais e isenção nas taxas de inscrição de concursos públicos. Pela legislação trabalhista, o doador tem também direito a receber até um dia de folga ao ano.

Como ser um doador?

Agora que você já conhece os benefícios, precisa saber que para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e estar pesando mais de 50kg. As boas condições de saúde são essenciais, por isso não se pode doar sangue com sintomas de doença (gripe, herpes, malária, febre amarela e outros).

Há, ainda, outros critérios que devem ser seguidos: não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação ou ter feito viagem ao exterior no período de 30 dias.

Para doar, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, da sua cidade, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação. É preciso apresentar documento oficial com foto. Já os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos pais ou responsáveis.

Se você tem o desejo de doar, não deixe de fazê-lo! Cuide da sua saúde para ser um doador assíduo e, assim, ajudar ainda mais pessoas.

Para saber mais sobre o Junho Vermelho, acompanhe as redes sociais da Elfa: Instagram, Facebook e LinkedIn.