O cenário mudou para todos os setores da economia. Com a pandemia surgiram diversos desafios, mas também oportunidades que podem fazer a diferença. Os impactos da Covid-19 também foram sentidos na área logística, que precisou implementar diversas mudanças para garantir a qualidade e segurança de todos.
Serviços essenciais não podem parar neste momento, como é o caso da distribuição de medicamentos. O setor é parte importante do segmento da saúde e está na linha de frente, sendo essencial para que os medicamentos necessários cheguem até quem precisa e ajudem na manutenção da vida.
Apesar do momento de instabilidade, é possível observar que, além dos desafios, existem também oportunidades para a área logística.
Quer saber mais sobre isso? Continue lendo, mas antes veja quais são os tópicos que vamos abordar neste conteúdo:
- Quais os impactos da Covid-19 para a logística?
- As oportunidades do mercado
- Mudanças necessárias para a segurança de todos
Quais os impactos da Covid-19 para a logística?
Com a redução das atividades, em alguns casos até fechamento dos aeroportos, o transporte de mercadorias teve que ser direcionado para as rodovias. Isso fez com que novas estratégias e planejamentos fossem criados para cumprir os prazos.
Além disso, as entregas foram diretamente impactadas por restrições de horário de atendimentos, que muitos clientes passaram a adotar por conta dos impactos da Covid-19.
Neste ponto também vale destacar que as mudanças nos hábitos de consumo das pessoas geraram certa transformação na área logística. As compras em lojas físicas deram espaço para as on-line e, com isso, houve aumento na demanda pelas entregas.
As oportunidades do mercado
Diante dos impactos da Covid-19, é possível observar diversas oportunidades, que podem alavancar os resultados. No setor da saúde temos um dado interessante para demonstrar as novas possibilidades.
A venda de medicamentos no Brasil registrou um crescimento de 10,6% de janeiro a 10 de maio de 2020, se comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Ranking ABAD/Nielsen 2020. O estudo foi realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) em parceria com a consultoria Nielsen.
Isso representa uma série de oportunidades para a distribuição de medicamentos. Um serviço tão essencial e com grande potencial de crescimento precisa estar bem estruturado para oferecer aos clientes experiências satisfatórias.
Mudanças necessárias para a segurança de todos
Neste momento, garantir a segurança dos colaboradores, clientes e parceiros é um importante dever de todas as empresas. Por isso, desenvolver e implementar novos padrões, ainda mais rígidos, para a assepsia deve ser parte da rotina para a área logística.
Vale lembrar que os cuidados são necessários antes, durante e depois de cada uma das entregas realizadas. Estas novas práticas vão ajudar a evitar a propagação do vírus e também minimizar os impactos da Covid-19 no absenteísmo.
Normalmente as mudanças levam tempo para serem efetuados, mas esta é uma época atípica em que ações rápidas fazem a diferença.
As pessoas e empresas precisam se adaptar à nova realidade e a área logística tem um papel fundamental nisso. O setor é um dos principais pilares para o desenvolvimento econômico.