Até pouco tempo atrás, o home office era restrito a um público reduzido, dividido entre profissionais autônomos, algumas empresas que já adotavam o modelo e situações sazonais, como resolução de problemas pessoais ou questões de saúde por parte dos colaboradores.
Porém, com a pandemia causada pelo novo coronavírus, essa realidade precisou mudar. Isso porque, mesmo com o isolamento social, muitas empresas conseguiram manter suas atividades remotamente.
Com isso, percebeu-se que sim, é possível adotar o trabalho de home office e manter o rendimento profissional. Mas para que isso dê certo, é preciso adotar algumas práticas que ajudem a manter a produtividade. Confira os tópicos que iremos abordar:
Estatísticas do trabalho home office
Uma forma de entender a importância do home office atualmente é por meio da análise das estatísticas deste modelo de trabalho.
De acordo com a última pesquisa realizada pelo IBGE sobre o tema, em 2018, 3,8 milhões de brasileiros já trabalham de suas casas.
Este número é bastante alto, principalmente se considerarmos que, na época em que o estudo foi realizado, a pandemia ainda estava longe de ser uma realidade.
Outra pesquisa, desta vez do Buffer (2019), mostra que entre os profissionais este regime de trabalho é bastante querido. Afinal, 98% dos entrevistados dizem preferir atuar de casa.
Além disso, segundo o Owlabs, em um estudo do mesmo ano, 71% dos trabalhadores são mais felizes com o trabalho de home office do que quanto atuavam em locais externos.
Seguindo essa tendência, e impulsionadas pelas dificuldades do isolamento social, as empresas brasileiras estão começando a ver os benefícios deste modelo.
De acordo com estudo realizado pela consultoria Cushman e Wakefield, 73,8% das companhias no Brasil pretendem instituir o home-office após a pandemia.
Dicas para home office
O trabalho em casa é eficiente e pode trazer diversas vantagens, tanto para os profissionais, quanto para as empresas. Porém, para que isso dê certo, é necessário adotar duas práticas simples. Confira:
Crie uma “estação de trabalho”
O primeiro passo para criar uma rotina disciplinada e eficiente é definir um local de trabalho e organizá-lo de forma profissional.
Escolha o ambiente mais calmo e confortável possível e coloque todos os equipamentos necessários. Assim, você se sentirá mais produtivo, evitando distrações.
Defina a sua jornada de trabalho
Não é porque você não tem hora para sair e para chegar, que o seu trabalho não deve seguir um cronograma. É importante definir sua carga horária, assim como os momentos de pausa e alimentação.
Por isso, estipule uma carga horária saudável e suficiente para que você produza o necessário. Assim, é possível garantir, além de rendimento profissional, mais qualidade de vida ao home office.
Vantagens do home office
Agora que já lhe demos algumas orientações básicas, confira algumas das vantagens de investir no trabalho remoto:
Segurança contra fatores externos
O primeiro ponto a se destacar desse regime de trabalho é a sua segurança contra fatores externos. Mesmo em situações de greve, fenômenos climáticos ou pandemias, como a que estamos vivendo, é possível manter a operação funcionando por meio do home office.
Mão de obra capacitada
Ao eliminar os limites geográficos do trabalho alocado, é possível ampliar a gama de talentos na hora de contratar um colaborador. Assim, fica muito mais fácil encontrar alguém capacitado para determinada função.
Flexibilidade
Por mais que seja importante definir um horário padrão, o trabalho de home office permite que o colaborador e a empresa tenham mais flexibilidade para seguir suas rotinas.