A diabetes é uma doença crônica, causada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. No Brasil, estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas têm essa enfermidade, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes.

Um dos tratamentos mais conhecidos é a aplicação da insulina. Porém, para cada tipo de diabetes, existe um cuidado indicado. Esse é o caso dos remédios antidiabéticos.

Os medicamentos hipoglicemiantes ou antidiabéticos são recomendados no caso do diabetes mellitus (ou tipo 2). Entenda mais no texto.

Como funcionam esses medicamentos?

Os medicamentos antidiabéticos ajudam a diminuir o nível de açúcar (glicose) no sangue. Assim, colaboram para prevenir ou reduzir complicações que podem ser causadas pela doença, como infarto e problemas cardíacos.

Os antidiabéticos podem atuar de quatro formas:

  1. Estimulam o pâncreas a produzir mais insulina
  2. Aumentam a resposta do organismo à insulina
  3. Atrasam a absorção da glicose pelo intestino
  4. Aumentam a excreção da glicose na urina

Em alguns casos, os medicamentos também auxiliam na diminuição de apetite e no tratamento do excesso de peso. Por isso, são adequados para pacientes que tenham sobrepeso ou obesidade.

É importante lembrar que esses remédios devem ser indicados com prescrição médica. Apenas um profissional poderá ministrar o medicamento de forma segura, considerando a idade e a taxa de glicemia do paciente.

Cuidados com o diabetes tipo 2

Na maioria dos casos, o diabetes mellitus ou tipo 2 está associado ao excesso de peso, maus hábitos alimentares e sedentarismo. Esse conjunto de fatores faz com que o corpo desenvolva resistência aos efeitos da insulina e tenha altos níveis de açúcar no sangue.

O tratamento da doença vai necessitar uma mudança de vida do paciente. A reeducação alimentar e a prática de atividade física são essenciais para o controle dos níveis de glicose no sangue. Além disso, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam no quadro.

A regulação dos valores de glicemia por meio de dispositivos de monitoramento, seja através da gota de sangue ou de sensores colocados sob a pele, auxilia o paciente a ter uma vida saudável.

Em casos de suspeita do diabetes, procure um médico e peça um exame sanguíneo. Faça do check-up uma rotina!