Você está no Elfa Play: o nosso canal de comunicação para abordar assuntos da saúde relevantes para a sociedade. Todo mês, vamos trazer um profissional da área para bater um papo sobre algum tema relacionado ao mês ou ao nosso cotidiano.
O convidado da vez é o urologista e especialista em câncer de próstata, Dr. Hermano Cavalcante (RQE 5403) para falar sobre o Novembro Azul. Dá o play e não deixe de conferir o nosso material completo abaixo!
A saúde do homem ainda é um tabu na sociedade e, mesmo com as quebras de paradigmas que estamos conquistando ao longo dos anos, ainda é muito comum nos depararmos com a clássica afirmação de que “ser homem” é não adoecer, não ter medo e, entre outras coisas, não ter uma rotina de autocuidado.
A campanha do Novembro Azul tem o intuito de fortalecer a comunicação acerca da saúde dos homens e, dessa forma, transmitir para mais e mais pessoas a importância da prevenção, que pode salvar vidas apenas com o cuidado e atenção com o próprio corpo.
Como surgiu o Novembro Azul?
A campanha Novembro Azul nasceu na Austrália, quando um grupo de amigos combinou de deixar os bigodes crescerem, para chamar atenção para a saúde masculina. Esse movimento aconteceu em 2003 e, além dos bigodes, eles se reuniam para promover eventos de divulgação e todo o valor arrecadado era distribuído para entidades de caridade.
Na época, o movimento recebeu um nome especial: ficou conhecido como MOVEMBER, que é a união de duas palavras da língua inglesa Moustache + November, que significam bigode e novembro, respectivamente. E, dessa maneira, surgiu também o grande símbolo da campanha.
Além disso, o mês de novembro não foi escolhido à toa! No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Próstata e por isso o movimento teve seu lançamento nesse período e permanece até os dias atuais, tornando-se uma campanha internacional a favor da saúde do homem.
O que é a próstata?
A próstata é um órgão do sistema genital masculino que está localizado abaixo da bexiga urinária e em frente ao reto, que possui duas grandes funções para o organismo:
Urinária: que permite o controle da perda involuntária de urina, ou seja, que o homem não tenha perda de urina de forma involuntária;
Reprodutivo: produzindo as secreções responsáveis por proteger e nutrir os espermatozóides durante o seu trajeto até a fecundação.
O tamanho da glândula pode variar de acordo com a idade; é natural que, em pacientes mais jovens, ela possua um tamanho que se assemelha a uma noz e, conforme o paciente vai ficando mais velho, ela pode aumentar o seu diâmetro.
O câncer de próstata
O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens, com exceção dos tumores de pele não melanoma. Eles são responsáveis pela morte de mais de 28% dos homens que desenvolvem alguma neoplasia maligna.
A doença surge quando há uma reprodução desordenada das células da glândula prostática que, devido ao seu grande crescimento, invadem a próstata e podem atingir os seus órgãos adjacentes, como as vesículas seminais e podendo metastizar para os gânglios e os ossos.
Quer saber mais sobre esse assunto? Fique de olho! Você encontrará todos os conteúdos da #ElfaPlay aqui em nosso blog ou em nosso canal do Youtube. Te vemos na próxima!