Nove de junho é o Dia da Imunização, uma data para promover a conscientização sobre a importância das vacinas na prevenção de doenças e infecções.
Vivemos isso bem de perto nos últimos anos, em razão da pandemia da Covid-19. As vacinas foram fundamentais para evitar a propagação do vírus e casos graves da doença. Ainda hoje, é preciso estar em alerta, com o cartão de imunização em dia, incluindo as doses de reforço.
São vacinas como a BCG que nos protegem desde os primeiros dias de vida. Entender como elas funcionam é fundamental para evitar a desconfiança e a desinformação. Confira abaixo.
Como funcionam as vacinas?
Em muitos casos, um agente atenuado é inoculado em nosso corpo. Uma vez em contato com a forma branda da doença, o organismo é estimulado a produzir anticorpos.
Após a vacinação, quando somos expostos ao vírus ou à bactéria que causa a enfermidade, nossa resposta imunológica é mais rápida. E, consequentemente, os sintomas são mais amenos.
Mesmos nos casos extremos, quando há morte de indivíduos vacinados, a eficácia não deve ser desconsiderada. Isso porque algumas pessoas têm dificuldade na produção das células de defesa, comprometendo a imunidade.
A efetividade das vacinas é comprovada cientificamente. Por essa razão, frequentemente precisamos reforçar a imunização e garantir a nossa saúde.
Campanha anual de imunização no Grupo Elfa
No Grupo Elfa, acreditamos que a vacina é essencial para a segurança dos nossos colaboradores e de suas famílias. Anualmente, fazemos a campanha de imunização contra a influenza (H1N1).
A aplicação acontece na própria empresa e em clínicas credenciadas. Neste ano, contamos com a adesão de mais de 3.000 pessoas, entre colaboradores e familiares. Esse esforço é fundamental para garantirmos a segurança em nossos postos de trabalho e em nossos lares.