O Dia Internacional da Mulher é uma data de comemoração mas, sobretudo, de reconhecimento à importância das mulheres em nossa sociedade. Para marcar este dia, o Grupo Elfa realizou um Webinar com o tema “Cumplicidade Feminina”.
O evento teve a participação de Janaína Pavan, Diretora Corporativa de Jurídico e Compliance, e de Fabiana Muricy, Coordenadora de Logística da Dupatri.
Esse momento foi importante para unir as mulheres e os homens da companhia na busca por igualdade. Devemos todos estar unidos nesse objetivo!
Mulheres que inspiram
As mulheres são parte fundamental do Grupo Elfa e, para representá-las, foram convidadas duas colaboradoras que são referências em seus níveis de atuação.
Fabiana Muricy, Coordenadora de Logística na Dupatri em Catalão (GO), trabalha na Elfa há quase 15 anos. Ela foi a primeira mulher a estar na logística do Centro de Distribuição e, por isso, sofreu dificuldades como: colegas que a tratavam como inferior e não reconheciam sua posição de igualdade.
Aos poucos, Fabiana conseguiu reverter esse cenário e mostrar que é tão capaz quanto qualquer outro colega.
"Eu fui a primeira a entrar no meu local de operação e hoje tenho uma unidade com 50% de ocupação feminina. Muitas vezes eu pensei em desistir, mas quero deixar a porta aberta para as mulheres que virão depois", ressaltou.
Janaína Pavan, Diretora Corporativa de Jurídico e Compliance, é outra mulher em posição de grande destaque na Elfa. Desde o início da carreira, esteve em áreas predominantemente masculinas.
Hoje, Janaína é referência na companhia e trabalha para empoderar outras mulheres a também buscarem o crescimento profissional.
“Meu papel é fazer questionamentos e ter responsabilidade de promover a diversidade nas minhas posições. Quero fazer com que talentos apareçam, que as mulheres não queiram desistir do trabalho após a gestação”, destacou Janaína. “Precisamos fomentar o desejo e a crença de que as mulheres podem ir mais longe”.
Importância da cumplicidade feminina
Cada mulher que alcança uma posição elevada profissionalmente inspira outras a fazerem o mesmo. A união incentiva, estimula e fortalece as mulheres nos desafios diários enfrentados profissional e pessoalmente.
Apesar de vivências parecidas, cada uma traz experiências distintas. Mulher negra, Fabiana Muricy enfrentou preconceitos pela cor da sua pele e pela forma natural do seu cabelo desde a infância. Para ela, o importante é mostrar que "independentemente da cor, nós temos a mesma capacidade”.
Outro desafio enfrentado por algumas mulheres no ambiente profissional é a maternidade. A decisão de ser mãe pode impactar a carreira e fazer com que muitas desistam de seus trabalhos.
Estimular esse debate, reconhecer a posição da mulher enquanto mãe e valorizá-la profissionalmente são algumas das formas de combater o preconceito. As mulheres também destacam a necessidade de apoio dos parceiros, estabelecendo a divisão igualitária do cuidado com os filhos e estimulando o desenvolvimento profissional.
Compromisso do Grupo Elfa
O Grupo Elfa tem o compromisso de abrir caminhos para as mulheres em posições seniores.
Em 2022, iremos implementar projetos para incentivar ainda mais a presença das mulheres em cargos de Operação e Liderança.
Além disso, será criado um Comitê de Diversidade com foco nas mulheres para garantir que a companhia esteja, a cada dia, mais alinhada à igualdade de gênero.