Imagem aproximada do rosto de uma mulher, com foco na boca. Ao lado, está escrito: Maio Vermelho - Sinal de alerta para o câncer bucal.

Mês a mês, diversas campanhas são lançadas para dar visibilidade a temas importantes da saúde. Estamos no Maio Vermelho, momento de falar sobre a prevenção e os sintomas do câncer bucal.

O mês foi escolhido em razão do Dia de Combate ao Câncer Bucal e do Dia Mundial de Combate ao Fumo (31 de maio), criados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1897.

Para entender mais sobre os cuidados para evitar esse tipo de câncer e a importância da saúde bucal, confira o texto.

O que é o câncer bucal?

Diferente do que se imagina, o câncer bucal é um tumor que não acomete só a região dos lábios, mas toda a estrutura da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua (nas bordas e abaixo dela).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é mais comum em homens acima dos 50 anos. Essa ocorrência está associada ao consumo regular de bebidas alcoólicas, fumo, exposição ao sol sem proteção, sobrepeso ou obesidade, além da infecção pelo HPV.

Quais são os sintomas?

O câncer bucal é uma doença que exige atenção, visto que se manifesta principalmente através de sinais ou lesões na boca. É preciso averiguar feridas que não cicatrizam ou continuam sangrando por mais de 20 dias.

Além disso, nódulos na região do pescoço são um alerta. Em alguns casos, surge também a rouquidão persistente e dificuldade de deglutir ou mastigar.

Como prevenir?

O cuidado com a saúde bucal deve ser primordial. A atenção ao aparecimento de cáries, lesões nas gengivas ou aparelhos dentários (próteses ou canais) que estejam machucando pode prevenir a doença. A visita regular ao dentista também é fundamental. Aliado a isso, deve-se manter uma rotina com a boa escovação dos dentes.

Neste caso, também se recomenda a diminuição do fumo. Além do câncer bucal, o cigarro possui toxinas que afetam a saúde do corpo e, em específico, dos dentes.

De maneira geral, é importante manter um estilo de vida saudável, com o consumo de alimentos ricos em fibras e vitaminas e a prática regular de atividade física.

Esteja atento, cuide da sua saúde bucal e previna-se!