Evento realizado pelo GRUPO ELFA apresentou a filosofia empresarial e as competências necessárias para promover o crescimento econômico e social para sua equipe de líderes.

João Pessoa (PB), março de 2018.

Aconteceu durante os dias 1 e 2 de março, no Hotel Manaíra, em João Pessoa (PB), a quarta edição do D&PM, encontro de líderes promovido pelo Grupo Elfa que visa compartilhar o planejamento estratégico elaborado para 2018. A edição deste ano também foi marcada pela presença da mais nova investida do Grupo: a Majela Medicamentos, com unidades localizadas em Fortaleza e João Pessoa. Estiveram presentes aproximadamente 100 líderes de todo o Brasil, incluindo todo corpo diretivo do Grupo.

O CEO do Grupo Elfa, Luis Liveri abriu o evento ressaltando a importância dos ideais, colocando-os como, fonte de energia para o alcance das metas do Grupo. “Somos nutridos por sonhos, dirigidos por pessoas e orientados por estratégias”, afirmou.

A Diretora de GQTM – Gente, Qualidade, Tecnologia e Marketing, Aline Sueth, falou sobre a transformação dos Líderes e da Empresa. “Gente continua sendo o nosso foco e nosso principal diferencial diante do mercado. Acreditamos que coragem para crescer e evoluir juntos, é o que nos fará atingir a velocidade e a performance necessárias para que os concorrentes não tenham condição de nos alcançar”.

Aline destacou, ainda, a importância da política de retenção de talentos: “Hoje, temos uma rotatividade de 7%, uma média bastante baixa quando comparada com o mercado, em especial com o segmento de varejo, no qual os números chegam a atingir 40%”, comemora. Parte desse sucesso é responsabilidade da Universidade Corporativa do Grupo Elfa (UNIELFA), que apresentou um significativo resultado em 2017, com treinamentos presenciais, online, programa de bolsas de estudo para graduação, pós-graduação e MBA.

O evento também foi marcado pela apresentação de palestras sobre o ambiente corporativo. A primeira delas, “Liderança e Transformação”, foi ministrada por Fabrício César Bastos, consultor de gestão e trainer, e abordou a transformação nos ambientes empresariais. “Fatores como um mercado multi-geracional e a importância da mudança nas relações de trabalho, são importantes para que a inteligência coletiva possa contribuir em um cenário de transformações digitais, promovendo a inovação, olhando para o mercado global e para as suas melhores práticas, adotando sempre novos caminhos para resultados cada vez melhores”.

“Cultura Corporativa e a Arte de Influenciar”, foi o tema de Cyrille Schneider, Sênior Corporate Coach, que iniciou sua apresentação com a seguinte reflexão: O que você poderia mudar para fazer diferença no seu trabalho? Para Schneider, tão importante quanto compreender a necessidade da transformação é estar disposto a mudar o próprio comportamento, estar alinhado com a cultura, influenciar e motivar os liderados, estimulando o uso da força interna que todos possuem. “Assim como na nossa vida pessoal, no mundo dos negócios é preciso firmeza e definição de estratégias de modo eficiente para vencermos os desafios e oportunidades da nossa vida corporativa”, disse.

Fabrício César Bastos voltou, ainda, para falar sobre “O papel do líder no cenário de transformação”. Para Bastos, no chamado mundo V.U.C.A. (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), “nos deparamos com a transformação digital e um mundo intrincado que nos faz repensar e estarmos sempre atentos ao mercado e ao ambiente de trabalho. Os líderes precisam adotar novas posturas e novos modelos mentais para lidar com os desafios das suas equipes”.

Eduardo Marcondes, gerente de educação corporativa do Great Place to Work (GPTW), apresentou a palestra “Despertando o pleno potencial das pessoas”. Para Marcondes, o primeiro ponto para colocá-las no centro da empresa é passar a percebê-las e a entendê-las. “Isso só é possível quando passamos a ouvi-las, mas não ouvir, por ouvir. É preciso escutar, para assim, conhecer os funcionários e saber como está o nível de confiança deles na companhia onde trabalham”.

“O poder da fé nos negócios”, apresentado por Cyrille Schneider, fechou o ciclo de palestras, apontando o desafio que o momento econômico representa para os empresários se manterem e prosperarem no mercado. Acreditar no seu potencial e no seu negócio, todos os dias, não é simples, mas pode ser a diferença entre sucesso e fracasso, principalmente, neste momento. A palestra abordou, ainda, temas como: propósito, metas, liderança, delegação eficaz e gestão do tempo. “É preciso promover a esperança no cotidiano, usando a Fé como combustível”, finalizou.

Quem fechou o evento foi o CEO do Grupo Elfa, que ao fazer um breve balanço sobre o encontro, comemorou o sucesso da quarta edição do D&PM. “Por meio das informações transmitidas neste evento, percebemos que existem recursos e condições financeiras para crescer ainda mais”, finalizou Liveri.

I CONVENÇÃO NACIONAL DE VENDAS

No dia 3 de março de 2018 foi realizada, em João Pessoa-PB, a I Convenção Nacional de Vendas do Grupo Elfa.

 

A ocasião foi marcada pela presença de 350 pessoas, entre elas: equipes comerciais de todo Brasil, parceiros comerciais, fornecedores e funcionários. A convenção teve como tema – “Nosso time, nossa força”.

O evento abordou assuntos como a estratégia de crescimento da empresa, principais desafios das diretorias e palestras especiais, como a do triatleta Alexandre Ribeiro, que levou um pouco da sua história de superação vivida no esporte e mostrou como estes ensinamentos e conceitos podem ser aplicados no universo corporativo e também no dia a dia de vendas.

O CEO do grupo, Luis Liveri, destacou que o principal objetivo da convenção foi o de integrar nossa força de vendas e fazer todos olharem na mesma direção. “Acreditamos que o investimento em gente, a capacitação, o relacionamento com os fornecedores e clientes são fundamentais para que possamos colher bons resultados de vendas e de crescimento ao longo do ano”.

De acordo com o VP comercial do Grupo, Sérgio Leite, a Convenção foi um marco na história da empresa, ele destacou: “A integração de nossas equipes comerciais traz uma visão diferenciada de como está o mercado, qual o posicionamento da nossa empresa e o que é possível fazer diante dos desafios e das novas estratégias do Grupo para conseguirmos os resultados esperados pelos investidores. Compartilhar estas experiências, esses conhecimentos e transmitir nossos objetivos é fundamental para mantermos o sucesso de nossa equipe e do nosso negócio como um todo”.

Ainda durante o evento, funcionários e equipes que prestaram serviços relevantes para o Grupo, no ano de 2017, foram reconhecidos e homenageados. A palestra de encerramento da convenção contou com o entusiasmo e energia do Prof. Gretz, consultor conhecido nacionalmente e autor de diversos livros, sua apresentação foi marcada por palavras de entusiasmo e vibração, deixando uma mensagem forte e motivadora, alinhado com cultura e objetivos da empresa.

Para encerrar o evento com chave de ouro, foi oferecido a todos os participantes um grande jantar de confraternização, regado com muita alegria, integração e descontração.