Parece campanha repetida, mas não é: todos os anos, somos lembrados da vacina contra a influenza. Os vírus causadores da doença, sobretudo o H1N1, sofrem mutações e por isso demandam uma atualização constante do imunizante.
Apesar de serem comuns, os quadros gripais causam febre, tosse, dor de cabeça, dores no corpo e mal-estar. Em casos extremos, resultam em internações e até óbitos. Por isso, todo cuidado é pouco.
No caso de trabalhadores da saúde, mulheres grávidas e puérperas, idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas, a atenção é redobrada e eles são o público prioritário da campanha.
Saiba mais sobre a vacina contra influenza no texto.
Principal remédio para a influenza é a vacina
Nos últimos anos, o movimento antivacina cresceu, resultando na desconfiança a respeito dos imunizantes. Mas as principais instituições de saúde e pesquisadores do mundo reforçam a segurança das doses.
As vacinas contra a influenza são feitas a partir do vírus inativo, ou seja, não representam risco de causar a doença. Pelo contrário, um estudo publicado na revista científica MedRxiv aponta que o imunizante pode contribuir até com a diminuição dos riscos de contrair a Covid-19. Além, é claro, de combater a gripe. A vacina tem a eficácia comprovada para evitar óbitos e sintomas graves da influenza, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
No dia a dia, a imunização está diretamente relacionada ao bem-estar. A mudança de temperatura, o deslocamento em diferentes ambientes e a poluição do ar tendem a afetar o organismo. Especialmente nos períodos mais frios do ano, é comum a ocorrência de doenças virais, por isso a vacina contribui para diminuir esses quadros.
Por outro lado, a vacina também está relacionada com a diminuição da circulação viral. É também nos períodos mais frios que costumamos ficar em ambientes fechados e com mais pessoas, então o imunizante ajuda a proteger a saúde de si e dos outros.
Campanha anual de imunização da Elfa
No Grupo Elfa, acreditamos que a vacina é essencial para a segurança dos nossos colaboradores e de suas famílias.
Anualmente, fazemos a campanha de imunização contra a influenza. Esse esforço é fundamental para garantirmos a segurança em nossos postos de trabalho e em nossos lares.