Governança corporativa e compliance

Governança corporativa e compliance: como usá-las para lidar com a crise

03/08/2020

As empresas precisam utilizar todas as ferramentas disponíveis para garantir a eficiência na gestão dos negócios. Neste momento de crise, causada pela Covid-19, existem vários desafios a serem superados.

Uma forma de melhorar a performance e trazer mais qualidade para os processos é aplicar os conceitos de governança corporativa e compliance. Estas práticas já são conhecidas no mundo dos negócios, e neste momento de instabilidade, se tornam um grande diferencial.

Entender como funcionam é importante para usá-las de forma assertiva nas atividades de gestão. Neste conteúdo, vamos explicar melhor os conceitos, suas diferenças e aplicação durante a crise. Veja os tópicos que vamos tratar:

O que é governança corporativa e compliance

Conceitos de governança corporativa e compliance

Para entender como estas áreas podem impactar os negócios, é preciso entender o que cada uma significa:

Governança corporativa

É um sistema que trata das relações entre os sócios, conselho de administração, diretoria e órgãos de fiscalização e controle. Promove o alinhamento dos objetivos de todos para manter a harmonia entre os envolvidos.

Além disso, é uma forma das empresas demonstrarem valor para os diferentes públicos.

Neste ponto, é preciso salientar também a relação entre governança corporativa e excelência empresarial. Esta integração acontece quando os princípios básicos que norteiam a governança são adotados.

Para deixar mais claro, veja quais são estes princípios:

  • Transparência;
  • Equidade;
  • Prestação de contas;
  • Responsabilidade corporativa.

Adotar as boas práticas pode trazer diversos reflexos positivos para os negócios. Dentre os quais podemos destacar a valorização da reputação da marca.

De acordo com Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), os investidores estão mais dispostos a pagar valores maiores por empresas que implantaram estas práticas pensando também na longevidade do negócio.

Compliance

É a área responsável pelo cumprimento das leis e normas as quais a empresa está submetida.

O compliance também está ligado a manutenção dos princípios éticos e também da integridade no que diz respeito ao relacionamento entre colaboradores, lideranças e os demais stakeholders que podem ser impactados pelas ações desenvolvidas.

Os responsáveis por esta área precisam estar a par de todas as leis e normas que envolvem o dia a dia do negócio. É importante também que estes profissionais sejam capazes de desenvolver soluções que auxiliem no cumprimento das diretrizes.

Um grande desafio para as empresas é trazer o compliance para a cultura das pessoas, para que se sintam mais tranquilas e aptas em agir corretamente.

Aplicação prática nos negócios durante a crise

Aplicação prática nos negócios durante a crise

Quando trazemos estes dois conceitos para o mercado de saúde, é preciso tirá-los do papel, levando-os para o dia a dia.

Para entender a aplicação prática da governança corporativa e compliance, precisamos estabelecer dois pontos importantes:

  • A governança é essencial para que a empresa reforce o compromisso que possui com a ética;
  • Já o compliance vai garantir que as ações estejam sendo feitas em conformidade com as normas vigentes.

A integração dessas duas áreas é essencial e durante a crise se torna ainda mais necessária. Com tanta instabilidade no mercado, as companhias precisam mostrar que estão preparadas para encarar os desafios.

Muitos processos estão passando por grandes alterações neste momento. No caso de uma distribuidora de medicamentos, por exemplo, com a necessidade de urgência, licitações deram espaço a compras diretas, e processos mais densos precisaram ser simplificados em favor da agilidade.

Mas todas essas mudanças precisam ser devidamente controladas pelas empresas, pois as leis e normas ainda existem.

A transparência aqui é a palavra-chave, sendo capaz de criar, manter e melhorar o relacionamento com clientes, parceiros, investidores, colaboradores, dentre outros.

Quando a empresa demonstra para o mercado que está agindo de acordo com as regras e mantendo a estabilidade nas relações internas e externas, reforça seu compromisso com a longevidade da marca.

Agora que você já sabe o que são e como usar estes conceitos, precisamos reforçar que eles são válidos para empresas de diferentes tamanhos. Não importa o porte do negócio, já que estas práticas têm impacto positivo e significativo nos resultados de todos.

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