Como prevenir as alergias?

08/07/2022

Os períodos mais frios do ano costumam ser sinal de alerta para as doenças respiratórias e cardiovasculares. A congestão nasal, os espirros e as dores de cabeça são comuns para gripes, resfriados e alergias.

Mas, se os sintomas costumam aparecer várias vezes ao longo do ano, deve-se considerar a alergia. No caso dessas doenças inflamatórias nasais, a mais comum é a rinite alérgica.

Em muitos casos, as reações são brandas, mas é preciso ter atenção com a doença e evitar que evolua para casos mais graves.

Quais são os sintomas?

As reações da rinite alérgica acontecem após o indivíduo ter contato com a substância alérgena, ou seja, que provoca a irritação. O mais comum é o contato com poeira doméstica ou ácaros. Além disso, agentes como a fumaça, cheiros fortes e mudanças bruscas de temperatura também podem desencadear a reação.

Os principais sintomas dessa rinite são os espirros seguidos, coceira em nariz, olhos, ouvidos e garganta, além da obstrução nasal. Esse quadro pode durar por dois ou mais dias consecutivos, persistindo por até quatro semanas.

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a rinite alérgica tende a provocar também o desconforto na garganta, a voz anasalada, o aumento de cáries, a alteração no modo de engolir, o comprometimento dos dentes e da mordida, o sono agitado e o ronco.

Dessa forma, a rinite também propicia o aparecimento de quadros de sinusite, amigdalite e faringite, com alterações do olfato e do paladar, dores de cabeça e alterações oculares.

Como prevenir a ocorrência de crises alérgicas?

Uma vez que o paciente é diagnosticado com a alergia, podem ser adotadas medidas que vão proporcionar melhor qualidade de vida: manter roupas de cama limpas, substituir carpetes e tapetes, deixar os ambientes mais ventilados e até mesmo evitar manter animais domésticos dentro de casa.

Se os sintomas persistirem, é recomendado procurar um médico para que seja indicado um tratamento com medicamentos ou imunoterapia, que consiste na vacinação periódica contra alérgenos específicos.

deixe um comentário