Notícias
A importância do Compliance na Saúde

A importância do Compliance na Saúde

09/12/2020

Cada empresa tem suas próprias diretrizes e regras internas, mas é essencial saber que, além disso, existem normas que regem diferentes setores. Em uma área tão importante quanto a da saúde, isso não seria diferente.

Pensando nisso, neste conteúdo vamos falar um pouco mais sobre a importância do compliance na saúde e mostrar como isso pode impactar também na gestão da empresa.

Para saber mais, é só continuar lendo, mas antes veja quais são os tópicos que vamos tratar:

Papel do compliance na saúde

O compliance tem um papel imprescindível para garantir a sustentabilidade do setor e o acesso à saúde no Brasil. Para isso, é preciso desenvolver estruturas adequadas, que possam melhorar frequentemente os processos, garantindo que clientes, parceiros e fornecedores sejam devidamente atendidos.

As relações entre os profissionais da saúde colocam as boas práticas de compliance ainda mais em alta. Isso acontece pois é importante que seja preservada a independência de todos os envolvidos.

Até mesmo quando falamos em concorrência e transparência nas compras públicas. Todos os processos, sejam estes envolvendo medicamentos ou então o atendimento aos pacientes, por exemplo, precisam ser confiáveis, éticos e adequados à legislação vigente.

O compliance e a gestão de negócios da saúde

Manter boas práticas sempre é importante para os negócios, pois pode ser inclusive um diferencial competitivo. Transparência e confiança ganham cada vez mais espaço e estes aspectos estão diretamente ligados a um Programa de Compliance na saúde bem estruturado.

A gestão precisa ser integrada, levando em consideração todas as etapas e os demais envolvidos. No caso de uma distribuidora de medicamentos, por exemplo, é preciso trabalhar junto com a indústria e com os hospitais e clientes.

A união, neste caso, deverá ser não apenas no que tange ao comercial, mas também nas práticas de compliance. Não adianta apenas uma das partes estar comprometida com isso, é preciso que todos estejam.

Com isso, todo o setor será positivamente impactado, trazendo uma significativa melhoria na eficiência.

Trabalho conjunto para disseminar boas práticas

Sabemos que um time unido é capaz de transformar e, por isso, a Elfa tem realizado um trabalho importante junto aos fabricantes. O objetivo é construir e disseminar boas práticas, do ponto de vista do compliance, para o setor.

Isso é feito por meio de conversas constantes e a ampliação dos horizontes de discussão para a melhoria contínua.

Além disso, são realizados eventos com especialistas que compartilham suas experiências e transmitem conhecimentos bem direcionados.

Desta forma, as indústrias podem perceber que a distribuidora é uma parte importante do processo, que pode fazer a diferença no mercado. Tudo isso compartilhando as boas práticas de compliance na saúde para todos, inclusive concorrentes.

Quando todas as empresas e profissionais trabalham juntos, o resultado será evidente, pois o setor ganhará mais força, confiança e transparência.

deixe um comentário