Notícias
Mulheres na liderança

Mulheres na liderança: como elas fazem a diferença no mercado

10/03/2021

Elas são fortes, criativas, determinadas, adaptáveis e essas são apenas algumas das características que podem definir as mulheres na liderança. Com o passar dos anos as mulheres ganham cada vez mais representatividade em cargos que antes eram ocupados apenas por homens.

A igualdade de gênero tem se tornado um tema frequentemente discutido e presente no dia a dia das empresas no Brasil e em todo o mundo.

De acordo com a pesquisa “Mulheres na Liderança 2020”, em 66% das empresas participantes, a inclusão de mulheres na liderança é um tema prioritário para a agenda dos CEO’s. A pesquisa foi feita pela ONG Women in Leadership in Latin America (WILL), em parceria com Valor Econômico, O Globo, Época Negócios e Marie Claire, e com o apoio do Instituto Ipsos.

Para mostrar um pouco mais sobre esta realidade no Grupo Elfa, convidamos algumas de nossas líderes para falar sobre o tema. Os depoimentos você pode conferir ao longo do artigo!

Veja os tópicos que vamos abordar:

Crescimento e desenvolvimento conjunto

As mulheres trazem uma nova visão de mercado para as empresas. Conseguindo enxergar além, buscam soluções que garantem o desenvolvimento constante.

Quando se tem um time bem preparado e engajado com os propósitos da empresa, o profissional cresce junto. Na Elfa, existem bons exemplos que comprovam isso.

Lorena Oliveira – Coordenadora Financeira da Elfa

“Me sinto grata por ter chegado até aqui. Estou há quase nove anos no Grupo. Entrei em 2012, em uma empresa totalmente familiar, e presenciei ao longo desses anos a Elfa se transformar na 32º melhor empresa para se trabalhar no Brasil. Tenho a chance de aprender diariamente com meus líderes, pares e equipe. Em alguns momentos precisei me reinventar e me adaptar ao novo, buscando sempre ser resiliente e empática. Hoje, estar na posição de liderança em uma empresa que tem como propósito levar soluções em saúde, me faz acordar todos os dias com a certeza de estar no lugar certo”.

A representatividade das mulheres na liderança

A presença de mulheres em cargos importantes é um tema que está cada vez mais em destaque. De um total de 127 líderes do Grupo Elfa, 60 são mulheres. Ter bons exemplos de líderes femininas é uma forma de inspirar e incentivar outras a trilhar o mesmo caminho.

Jaqueline Aragão Cordeiro – Coordenadora de Vendas do Grupo Elfa

“As questões salariais diferenciadas para homens e mulheres na nossa sociedade já são notórias. Quando vemos mulheres se destacando em papéis importantes, sendo valorizadas por sua competência e recebendo salários condizentes com as funções que exercem, é uma vitória para todas nós e um incentivo para continuarmos nos qualificando e lutando por reconhecimento”.

Trabalho e esforço para alcançar resultados

A preparação e atualizações constantes são fatores importantes para o desenvolvimento profissional. As mulheres na liderança são motivadas pela vontade de continuar e crescer cada vez mais.

E quando falamos disso, é preciso destacar também que o impacto não é só na vida profissional, mas também na pessoal.

Carine Neves – Coordenadora Fiscal do Grupo Elfa

“É uma grande conquista profissional e pessoal ser líder desta empresa. Poder contribuir com o meu trabalho, para o crescimento exponencial que vemos na empresa e dos profissionais da minha equipe, é enriquecedor. Tenho orgulho da minha trajetória e me preparei para chegar até aqui. Sinto ainda mais a responsabilidade do meu cargo, por ser mulher negra, pois sabemos que, mulheres e negros ainda são minorias em cargos de liderança, então espero ser referência para várias outras mulheres”.

A responsabilidade da liderança

As empresas precisam contar com líderes responsáveis, que possam coordenar o crescimento sustentável dos negócios. Atuar com responsabilidade é fundamental.

Seja por instinto ou por propósito, as mulheres carregam em si um comprometimento capaz de fortalecer toda a equipe.

Aline Costa – Coordenadora de Vendas do Grupo Elfa

“Estar na linha de frente de uma empresa que é líder de mercado no seu seguimento, para mim, é motivo de satisfação, superação e também de muita responsabilidade. Porém, hoje posso dizer que lidero, não uma equipe de profissionais, mas que temos na linha de frente um time de guerreiros, atuando de forma sólida, consistente e comprometido a atingirem os melhores resultados. E se foi possível para mim, com certeza, com esforço e determinação, acredito que nós mulheres, sempre que nos esforçamos, conseguiremos alcançar nossos objetivos, sejam eles quais forem”.

O exemplo para outras mulheres

Acreditar, apoiar e incentivar as mulheres na liderança é um grande diferencial na gestão das empresas. Desenvolver e conhecer o potencial faz com que se tenha líderes mais preparadas.

Liderar é um grande exemplo e encorajar o crescimento profissional e pessoal de cada pessoa oferece novas perspectivas.

Araceles Lucizano – Coordenadora de Marketing da Surya Dental, empresa que faz parte do Grupo Elfa

“Subir a hierarquia requer uma longa caminhada. É necessário ter mais comprometimento e resiliência. O sensacional de ser mulher e líder, é ter o privilégio de representar e ser exemplo à muitas. Poder encoraja-las, estimular a autoconfiança, autoconsciência, senso de objetivos, ambições e romper os vícios sociais. As mulheres aguerridas estão, de fato, subindo os degraus. Somos incrivelmente criativas e temos uma flexibilidade “uau”. As empresas que encorajam seus gerentes a apoiarem mulheres, no percurso rumo ao topo, estarão à frente. Práticas assim ajudam a abrir as portas para a pluralidade e nos faz repensar comportamentos e atitudes. Vejo a Elfa com esse forte viés. Isso é animador!”.

O papel da liderança na gestão de pessoas

Além da busca constante por melhores resultados, os líderes exercem um papel importante na gestão de pessoas. Manter toda a equipe engajada, bem disposta e integrada, é um grande desafio.

As mulheres na liderança encaram isso com destreza, criando processos de gestão baseados na confiança.

Raquel Borges – Gerente de Licitação da MedCom, empresa que faz parte do Grupo Elfa

“A liderança é um importante grau de responsabilidade onde o foco não deve estar somente em resultados, mas também em gestão de pessoas tendo como alicerce sempre a confiança. Atuar na liderança do Grupo Elfa é um grande privilégio! Sinto-me honrada em poder contribuir em um departamento que tem grande peso no resultado geral da Companhia. Enorme sentimento de gratidão por constantemente aprender com líderes que me inspiram!”.

deixe um comentário